Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Performance – Os 10 Axiomas da Carreira”, de Wesley Barbosa

Tivemos a oportunidade de ler “Performance – Os 10 Axiomas da Carreira” por conta do Clube do Livro que acontecesse mensalmente na Sing Comunicação, agência de onde sou sócia e gestora. Alguns pontos do livro de bolso, forma como o autor Wesley Barbosa apresenta seu trabalho, que me chamaram muito a atenção estão nos capítulos Alinhe as Expectativas e Trabalhe para você.

Muitas vezes, quando estamos em cargos de liderança, temos em nossa cabeça o que esperamos de cada membro da equipe, mas se ele não está entregando tudo o que se espera provavelmente será por falha na comunicação, sem entender ao certo o que um gestor espera dele. Claro que temos situações e situações, mas alinhar as expectativas também tem a ver com garantir que o que você está dizendo é o mesmo que está sendo interpretado pela outra pessoa do outro lado da call. E existem algumas técnicas para isso, caso quem estiver lendo essa resenha não tenha ideia por onde começar a alinhar as expectativas.

Entender o capítulo Trabalhe para você também tem muito a ver com meu momento. Sou muito questionadora e justamente tentando entender se o que estou fazendo está certo, se faz sentido, se poderia ter sido feito diferente. Quando você acalma seu coração e entende que você não está trabalhando para uma empresa ou para um chefe e sim trabalhando para você, isso muda. Porque é você que está colocando sua cara a tapa, é seu nome que vai estar envolvido com a situação e/ou a pessoa X ou Y, e que pelo menos você tenha total certeza que esteja fazendo o seu melhor.

Saber seu potencial e deixar claro isso também é importante porque fazendo isso, as pessoas sabem o que esperarem de você e se você entregar a mais e em menos tempo, parabéns, o mérito é todo seu!

O livro é bem curtinho e os próprios títulos dos capítulos, 10 no total (os 10 axiomas da carreira), já são lições de vida: Seja breve, brilhe e caia fora; É preciso desistir; Alinhe as expectativas; Ame as críticas; Trabalhe para você; Só aceite feedback de quem está na lama com você; Tenha um mentor; Opere o próximo nível; Não fortaleça suas fraquezas; Entregue sempre mais que o esperado.

Selecionei tantas frases que gostei que praticamente dá para ser um considerado um capítulo de quotes:

⁃ A brevidade é a sagacidade da alma, Shakespeare, Hamlet

⁃ Se você não consegue explicar algo de forma simples, você não entendeu o suficientemente, Albert Einstein

⁃ A direção é mais importante que a velocidade

⁃ Desistir passou a ser uma estratégia para mim, abrir mão de algo que rouba meu banco de tempo, parar de fazer algo que me mantem no presente de um futuro de incertezas

⁃ As expectativas são como uma cerâmica fina. Quanto mais você as seguras, mais provável elas racharem, Brandon Sanderson

⁃ Alinhar expectativas é dar direcionamentos para o que você quer que as pessoas esperem de você. É criar uma luz na direção que elas precisam enxergar, para não criar falsas expectativas.

⁃ Não aceitar o que é proposto do que se espera de você não é fraqueza, é imaturidade profissional.

⁃ Conquistar um sonho não é saber ganhar algo, é saber manter-lo.

⁃ Quando você alinha as expectativas, é possível unir pequenos atos em algo maior, e se tornar conhecido como alguém que sempre entrega algo acima do esperado e antes do tempo determinado.

⁃ Ligue para avisar que chegará atrasado e forneça uma estimativa do horário que você deverá chegar, caso já saiba que vai chegar atrasado.

⁃ O problema com a maioria de nós é que preferimos ser arruinados pelo louvor do que ser salvo pela crítica.

⁃ Podemos ser bem maiores, se soubermos onde podemos melhorar.

⁃ Se você não recebe críticas, provavelmente não terá sucesso.

⁃ Ser criticado não me faz um profissional de sucesso, mas saber utilizar as críticas como guia, sim.

⁃ As pessoas menos interessantes que conheci, são as mesmas que nunca se permitiram receber uma crítica.

⁃ Empreendedorismo nunca foi um cargo, é uma filosofia de trabalho. Isso porque o que você ganha hoje é igual a soma das experiencias e resultados que você acumulou em sua vida profissional.

⁃ Quando você acordar amanhã não vá trabalhar para seu chefe, vá trabalhar para seu futuro.

⁃ Peça feedback constantemente, sem medo, sempre que fizer algo que pode impactar o trabalho dos outros.

⁃ Precisamos focar no que já conseguimos fazer com maestria e parar completamente de tentar melhorar o que não conseguimos fazer bem.

⁃ Mire na Lua. Mesmo se errar, você estará entre as estrelas, Les Brown

⁃ Conhecimento é a capacidade de transformar informação em prática.

⁃ O novo analfabeto é aquele que não consegue reaprender.

Sinopse: Neste livro de bolso, criei 10 verdades absolutas que, unificadamente, me trouxeram até aqui. Pensei em momentos decisivos que tive quando morei na Europa, nos meus 4 anos de trabalho na China, onde minha carreira se solidificou, e minha passagem de volta ao Brasil antes de partir para a Bay Area. Os 10 axiomas da carreira que criei foi uma conversa comigo mesmo, uma espécie de volta ao passado, onde me vi como um mentor de mim mesmo. Inspirado por vários profissionais em diversas áreas e estágios na carreira, escrevi da forma mais objetiva possível o que acredito que possa ajudá-los a transformar seus resultados, a planejar saltos maiores, pequenas mudanças na forma que trabalham que poderão mudar seus percursos para sempre.Os axiomas da carreira funcionam como uma dieta professional, se feito a maior parte do tempo, com comprometimento e consciência, irão trazer resultados surpreendentes, que farão descobrir um novo profissional dentro de você. Inspirado por diversos profissionais em diversas áreas e estágios na carreira, os axiomas lhe ajudarão a transformar seus resultados, a planejar saltos maiores, trazendo pequenas mudanças que poderão mudar sua carreira para sempre.

Wesley Barbosa é Chefe de Parcerias e Marketing, Professor de Neurociências, Filantropo, ex-Facebooker, Mentor de Singularity.

Performance – Os 10 Axiomas da Carreira”, escrito por Wesley Barbosa, tem 63 páginas e está disponível na Amazon no formato digital por R$ 9,90.

Janaína Leme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: