Pular para o conteúdo

FABIAN- O Mundo está acabando, de Dominik Graf, estreia nos cinemas

Aprenda a Nadar! Estreia no cinema neste dia 10 de março FABIAN – O Mundo está Acabando, filme do diretor Dominik Graf, que participou do Festival de Berlim e Rotterdam.

Com amplitude novelística e texturas vibrantes e cinéticas de uma era hedonística, o diretor-escritor Dominik Graf (Die Katze, Beloved Sisters) mostra uma sociedade oscilando no abismo, voltando suas lentes para as pessoas comuns que surgiram e cairam nos dias inebriantes antes do reinado de Hitler.

Jakob Fabian (Tom Schilling) é um veterano de guerra de 32 anos com aspirações literárias, enfrentando traumas e incertezas em Berlim durante o período de quatro anos entre a quebra do mercado de 1929 e a aquisição nazista da Alemanha em 1933.

Frequentando cabarés decadentes à noite e escrevendo textos publicitários durante o dia, ele se apaixona pela aspirante a atriz Cornelia Battenberg (Saskia Rosendahl), perde o emprego em meio ao auge do desemprego e descobre desgosto e tragédia na companhia de seu rico melhor amigo Stephane (Albrecht Schuch), um anseio acadêmico por um futuro brilhante.

Baseado em Erich O romance de Kastner, Going to the Dogs: The Story of a Moralist, Fabian captura a angústia e o Weltschmerz (medo do mundo) da República de Weimar através das emoções e experiências de um jovem singular cuja libertinagem e o choque de guerra definiu uma geração – e cuja submersão em lenta fervura em um novo sistema político aterrorizante reverbera até os dias atuais.

Tivemos a oportunidade de assistir ao filme, A fotografia é demais e é impactante observar a mudança de comportamento de Fabian quando se vê apaixonado, mas estar desempregado e a possibilidade de perder o grande amor por se sentir menos que Cornelia (ela é uma mulher muito confiante e determinada) faz com que toda a fraqueza venha a tona novamente. Os cortes aburptos das cenas chamam a atenção, assim como a trilha sonora com rock pesado, que acredito retratar bem a cena em Berlim. Por que a frase “Aprenda a Nadar” no início do texto? Porque saber nadar é algo que mudaria a vida de Fabian, mas acredito que com a baixa auto estima dele, que o impede de finalizar seu livro, de correr atras da mulher que ama, não deixaria o filme ter outro final. Independente de saber nadar ou não, a baixa estima fala mais alto.

Sinopse: Berlim, 1931. Jakob Fabian trabalha no departamento de publicidade de uma fábrica de cigarros durante o dia e vagueia por bares, bordéis e estúdios de arte com seu amigo rico Labude à noite. Quando Fabian conhece a autoconfiante Cornelia, ele consegue se livrar de sua atitude pessimista por um breve momento. Ele se apaixona. Mas então ele é vítima de uma grande onda de demissões, enquanto Cornelia faz carreira como atriz graças ao seu chefe e admirador. Um arranjo que Fabian acha difícil de aceitar. Mas não é apenas o seu mundo que está desmoronando…

Roteiro: Dominik Graf e Constantin Lieb
Fotografia: Hanno Lentz
Montagem: Claudia Wolscht
Som: Martin Witte
Música: Sven Rossenbach e Florian van Volxem
Produção: Wiebke Andresen, Christoph Daniel, Christoph Fisser, Gerda Leopold, Christine Rau, Marc Schmidheiny e Felix von Boehm
Elenco: Tom Schilling, Saskia Rosendahl, Albrecht Schuch, Michael Wittenborn, Petra Kalkutschke, Elmar Gutmann, Aljoscha Stadelmann e Anne Bennent.
Título original: Fabian going to the dogs
Classificação indicativa: 16 anos

Dominik Graf nasceu em Munique em 1952. Formou-se na Munich Film and TV Academy em 1980. Em sua carreira como escritor e diretor de TV e cinema, seus filmes conquistaram prêmios nacionais e internacionais, incluindo os prestigiosos Lola Awards e Grimme Awards. Seus créditos incluem a série Der Fahnder (1984), The Cat (1988), The Invincibles (1994), Hotte im Paradies (2003), The Beloved Sisters (2014), a série de 10 partes Em the Face of Crime (2010), vários episódios da série Polizeiruf 110 e cinco episódios de Tatort, incluindo Frau Bu ri. Em 2010, foi publicado um livro com os ensaios de Dominik Graf sobre cinema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: