Pular para o conteúdo

Projeto itinerante leva programação literária a comunidades de São Paulo 

o sucesso da Feira Literária do Sol, que promoveu uma série de atividades culturais e educativas em Cidade Dutra, São Paulo, a iniciativa ganhou uma versão itinerante, que passará por cinco associações e entidades localizadas na periferia da cidade, entre 14 e 18 de março.

As comunidades receberão a kombi do projeto, Feira Literária do Sol – Itinerâncias, com programação que valoriza a literatura brasileira e incentiva o hábito da leitura. As atividades são voltadas, principalmente, às crianças, adolescentes e idosos e incluem Contação de História, Poesia, Música e Ilustração. Serão várias oficinas aplicadas por Edu Lourenço e Dan Barros.

Monotipia – técnica artística que permite transformar desenhos em molduras através da sensibilização e o estímulo criativo de cada participante nas artes plásticas.

Edu conta histórias para chuchu – esta oficina começa com um divertido alongamento corporal, troca de vivências e histórias contadas por Edu Lourenço, que vão desde lendas até folclóricas, religiosas, meio ambiente, saúde e outros temas.

Cirandas e canções populares – Dan Barros, cria dinâmicas musicais com canções populares.

Cordel – construção de poesia e conversa em torno da literatura de cordel.

Além da programação presencial, o evento oferece conteúdos gratuitos online, com a veiculação de dez entrevistas realizadas com escritoras da periferia de São Paulo, contando um pouco sobre sua carreira e obra, além dos desafios de suas trajetórias. Os livros das autoras que participaram desses diálogos também estarão disponíveis na estante da kombi literária.

A realização da feira itinerante busca colaborar com a formação cidadã, com a educação, a prevenção às drogas e o combate à violência. Além disso, incentiva o despertar de talentos locais, seja na escrita, ilustração ou contação de histórias, e também valoriza o talento dos escritores e poetas da periferia.

O veículo adaptado também conta com estante com livros e espaço destinado à leitura após as atividades.

A Feira Literária do Sol – Itinerâncias conta com realização NIX Diversidade e Economia Social – que fará a transmissão pelo canal do YouTube (http://tiny.cc/nixdiversidade), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Sobre os oficineiros:

Edu Lourenço, radicado em Taubaté, o Arte Educador, Ator, Contador de Historias, Musico/Compositor e afins. Apresenta lúdicos e divertidos espetáculos multiculturais para todas as idades, envolvendo Contação de Histórias, Música, Teatro, além de vivências e oficinas de criatividades.

Dan Barros, músico, compositor e arte-educador. Formado em Pedagogia. Ficou conhecido nacionalmente ao participar do programa Ídolos (SBT, 2007). Desenvolveu um trabalho musical ligado às raízes da música negra, do RAP ao soul, passando pela música popular brasileira, e mais recentemente pela música que evoca as tradições religiosas afro-brasileiras.

Serviço

Atividades presenciais:

14/03 (segunda) – 8h às 12h    

ONG Grathi

Jardim São Silvério

15/03 (terça) – 8h às 12h 

Entidade de Promoção e Assistência Social Espaço Aberto

Jardim São Jorge

16/03 (quarta) – 9h às 13h       

CCA Nossa Senhora da Providência

Real Parque       

17/03 (quinta) – 9h30 às 13h30

Arco Associação Beneficente

Jardim Flórida    

18/03 (sexta) – 9h às 13h 

ONG Educar-te

Vila Pirajussara

Para mais informações, acesse: nixdiversidade.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: