Pular para o conteúdo

Agenda cultural de abril da Fundação do Livro e Leitura oferece contações de histórias e Clube do Livro

A agenda cultural do mês de abril da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto chega com atividades para públicos de todas as idades, inclusive com encontro híbrido (presencial e online) do Clube do Livro, no dia 23 de abril. A programação começa neste sábado (09/04) com a contação “Histórias de Suassuna”, com Márcio Bá.

Neste mês serão três sessões de Contação de História, realizadas em parceria com escolas municipais de Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra, e com o projeto educacional “Educando para o Futuro”, criado pela Usina Alta Mogiana. No dia 09 (sábado), o músico e ator Márcio Bá leva um pouco do universo do escritor pernambucano Ariano Suassuna aos alunos do Cemei Dr. João Gilberto Sampaio, na Vila Mariana. A contação “Histórias de Suassuna” acontece às 10h30 e é exclusiva para os estudantes.

No dia 19 (terça-feira), às 10h e 14h, será a vez dos alunos do projeto “Educando para o Futuro”, da Usina Alta Mogiana, participarem da contação “O Incrível Menino Devorador de Livros”, com a atriz Monalisa Machado. A atividade acontece na escola EMEF Professor Creso Antônio Filleti, em São Joaquim da Barra (SP). No dia 28 (quinta-feira), a parceria da Fundação do Livro e Leitura com a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto leva a contação de história “Ana e a Semana: pequena história do modernismo em 1922”, com Gracyela Gitirana, para os alunos da EMEF Professor Eduardo Romualdo de Souza, na Vila Virgínia, às 10h e 14h.

Clube do Livro

Neste mês, o Clube do Livro debate o romance “A Cor Púrpura”, da premiada escritora norte-americana Alice Walker. A bibliotecária Gabriela Pedrão faz a mediação da roda de conversa. Publicado em 1982, o livro tem o racismo como pano de fundo de uma história de abuso sexual incestuoso de uma adolescente de 14 anos. Ambientada no Sul dos Estados Unidos, a narrativa é alinhavada com temas como machismo, amizade, amor, falta de acesso à educação pelas mulheres, entre outras questões. Famoso por ter ganhado uma bela adaptação para o cinema, em 1985, o livro “A Cor Púrpura” também coleciona diversos prêmios, incluindo um Pulitzer.

A sessão do Clube do Livro acontece no dia 23 de abril (sábado), às 16 horas, com possibilidade de participação presencial, na sede da Fundação do Livro e Leitura (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jd América) ou pela plataforma Zoom, com link de acesso https://us02web.zoom.us/j/87824676359.

Além de valorizar a tradição oral da contação de histórias, a Fundação do Livro e Leitura contextualiza diferentes temáticas que serão abordadas na 21ª edição da Feira Internacional do Livro, que ocorre em agosto, como os destaques para o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e para a vida e obra do poeta Ariano Suassuna.

“Incentivar o gosto pela leitura é o objetivo central da Fundação do Livro e Leitura, junto com o estímulo pela descoberta das histórias guardadas nos livros. Sempre pensando numa agenda que alcance todas as faixas etárias de público e seus diferentes interesses”, destaca Dulce Neves, presidente da entidade.

Para acompanhar a programação completa, acesse o site http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e/ou os canais da instituição pelas redes sociais.

Instagram (@fundacaolivrorp)

Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)

Linkedin (fundacaolivrorp)

Twitter (@FundacaoLivroRP)

Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)

Plataforma http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Serviço:

Data: 09 de abril (sábado) | 10h30

Contação de história: “Histórias de Suassuna”, com Márcio Bá, ator e músico

Local: Cemei Dr. João Gilberto Sampaio, em Ribeirão Preto

Atividade exclusiva para alunos da instituição

Data: 19 de março (sábado) | 10h e 14h

Contação de História: “O Incrível Menino Devorador de Livros”, com Monalisa Machado

Local: EMEF Professor Creso Antônio Filleti, em São Joaquim da Barra

Atividade exclusiva para alunos da instituição

Data: 23 de Abril (terça-feira) | 16h

Clube do Livro, “A Cor Púrpura”, de Alice Walker – com Gabriela Pedrão, bibliotecária

Participação: presencial, na sede da Fundação (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jd América), ou online, pela plataforma Zoom, no link https://us02web.zoom.us/j/87824676359

Data: 28 de Abril (sábado) | 10h e 14h

Contação de História: “Ana e a semana: pequena história do modernismo em 1922”, com Gracyela Gitirana

Local: EMEF Professor Eduardo Romualdo de Souza, em Ribeirão Preto Atividade exclusiva para alunos da instituição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: