Pular para o conteúdo

Companhia na crise: palavras de conforto para momentos de tristeza e medo

Em meio ao cenário da pandemia global da Covid-19, Philip Yancey, autor de clássicos como Alma sobrevivente, O eclipse da graça e Decepcionado com Deus, resgatou um de seus autores preferidos para refletir sobre como lidar com uma tragédia de proporções planetárias sem perder a fé. Assim, compôs o livro Companhia na crise: Um mês com John Donne e Philip Yancey, obra lançada no Brasil pela Editora Mundo Cristão.

Philip Yancey revisita e parafraseia os escritos de John Donne numa jornada de 30 reflexões que ajudam o leitor a atravessar momentos de tristeza, medo e dor. Por meio de cada meditação, o leitor é convidado a ir a um nível mais profundo de autoconhecimento, sem receio de expressar dilemas, desilusões e infelicidades, num retrato vívido da alma humana. 

Entre outras coisas, a Covid-19 nos fez lembrar que somos mortais; 100% de nós vão morrer. Alguns contemporâneos parecem quase ofender-se ante o fato da morte. Donne escreveu numa época em que a morte era muito normal. (Companhia na crise, p. 16)

John Donne (1573–1631) foi poeta e pregador inglês, um dos maiores nomes da literatura universal. Deão da Catedral de São Paulo, maior igreja de Londres, passou por três grandes ondas da Grande Peste, que causou a morte de milhares de pessoas, transformando a capital inglesa em uma cidade fantasma. Também acometido de grave enfermidade, Donne permaneceu à beira da morte por seis semanas, período em que escreveu seus textos mais belos e pungentes.

Companhia na crise tem matéria-prima para o crescimento pessoal e o amadurecimento espiritual, já que toca em questões da experiência humana sem aplicar filtros. É um livro que se propõe a lidar com feridas do cotidiano, por isso foge de jargões motivacionais ou frases de efeito que não condizem com os fatos. Atemporal, os insights de Yancey aplicam-se não apenas a crises de enfermidades, mas a qualquer tipo de tribulação, grande ou pequena, que são enfrentadas ao longo da jornada.

FICHA TÉCNICA:

Título: Companhia na crise
Subtítulo: Um mês com John Donne e Philip Yancey
Editora: Mundo Cristão
Autores: John Donne e Philip Yancey
ISBN: 978-65-5988-073-7
Páginas: 160
Preço: R$ 49,90
Onde comprar: Amazon

Sobre o autor: Philip D. Yancey é escritor de diversas obras de grande repercussão, dentre elas Alma sobrevivente, O eclipse da graça e Decepcionado com Deus, lançadas no Brasil pela Mundo Cristão. Por onze vezes ganhou o principal prêmio editorial dos Estados Unidos — Gold Medallion. É mestre em Comunicação pela Wheaton College e em Língua Inglesa pela Universidade de Chicago. Ele e a esposa residem em Evergreen, Colorado.  Blog: Philip Yancey
Facebook: Philip Yancey | Facebook
Instagram: @philipyanceyofficial
Twitter:Philip Yancey (@philipyancey)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: