Pular para o conteúdo

Vamos abrir o jogo?: um convite para falar sobre assuntos complicados

Para Anna Sale, criadora do premiado podcast da WNYC Studios, Death, Sex & Money, existe uma razão para as pessoas despejarem os problemas em cima de garçons e podcasters: é assustador discutir as questões mais importantes com quem importa. Afinal, uma conversa pode transformar uma relação sólida em uma ligação duradoura ou colocá-la em dúvida.

Em Vamos abrir o jogo?, que chega às livrarias brasileiras pela Editora Alaúde, a apresentadora emprega a mesma empatia e ponderação que exibe a frente do programa para desafiar os leitores a iniciarem aquelas conversas que estão evitando ou adiando.

Ao mergulhar em cinco temas centrais – morte, sexo, dinheiro, família e identidade –, Anna se movimenta entre lembranças e retratos de pessoas que se abriram e repensaram as próprias opiniões para mostrar por que ter conversas sobre questões difíceis é importante e como fazer isso de forma inteligente e generosa.

Com sabedoria e desenvoltura, a obra busca entender as possibilidades e os limites das conversas difíceis, explorando o uso das palavras para descrever, comparar e dar apoio mútuo nos momentos da vida em que somente as palavras não conseguem resolver. A autora argumenta que todas as pessoas passam por situações difíceis e quando elas não falam a respeito, se fecham ou se isolam, ficando desconectadas das pessoas que mais podem ajudar.

Ainda que o ato de falar seja muito importante, o livro deixa claro que a escuta também é uma parte essencial do processo e nem sempre o resultado será uma reconciliação. Existem coisas que as palavras não podem corrigir, mas isso não é realmente um problema.

As conversas francas e sensíveis compartilhadas ao longo da narrativa evidenciam a dificuldade que as pessoas têm em tratar de assuntos que as deixam desconfortáveis. Mas também revelam o quanto esse esforço é vital para estabelecer conexões. Ainda que sem a pretensão de ser um guia, página a página, Sale acompanha o leitor na trajetória de abandonar preconceitos e abraçar o diálogo. Comovente, pessoal e inspirador, Vamos abrir o jogo? é uma profunda reflexão sobre como a comunicação deve conectar as pessoas ao invés de separá-las, incentivando e oferecendo instrumentos para o leitor fazer a única coisa que pode aproximá-lo do outro: conversar sobre questões difíceis.

Ficha técnica:

Título: Vamos abrir o jogo?: Como falar de morte, sexo, dinheiro e outros assuntos complicados

Autora: Anna Sale

Editora: Alaúde

Preço: R$ 54,90

Nº de páginas: 240Formato: 16×23 cm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: