Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “O Valor das Pessoas”, de Sandro Gonzalez

Fazendo a gestão de pessoas há tempos primeiro como CEO da Transpes e agora como conselheiro e outras frente, Sandro Gonzalez decidiu escrever um livro para contar sobre sua trajetória e dar dicas de como gerir pessoas por tanto tempo com excelência. Mas, como diz Sandro: um coral não se forma da noite para o dia. Então contar um pouco sobre o livro!

Com 223 páginas, O Valor das Pessoas – Gestão Humanizada é composto por prefácio, Introdução, 13 capítulos e conclusão. Sandro descreve diversos momentos que teve nas etapas da sua vida pessoal e profissional. Logo no primeiro capítulo, Sandro conta que nascemos para promover o amor na vida das pessoas e até menciona A Descendência do Homem, de Charles Darwin, onde ele menciona 99 vezes a palavra amor e “sobrevivência dos mais aptos” apenas duas vezes. Seus pais fundaram a Transpes em 1966 e Sandro começou sua vida profissional na empresa em 1982. Transpes vem de Transportes Pesados ou como Sandro coloca: Transformação de Pessoas.

No capítulo 4 – Aprecie a Jornada, Sandro traz um exercício para os leitores: elaborar um meio de contar a sua experiência para uma criança, pois quem consegue encantar uma criança, consegue encantar qualquer pessoa. No capítulo 5 – O poder da presença, o autor trouxe uma definição que me identifiquei: se você já se sentiu sobrecarregado, com tantos estímulos, com tantas coisas para fazer, mensagens para responder, telefonemas para dar, temas a pesquisar, estudos e tarefas diárias para dar conta, você faz parte do grupo diferenciado. É o grupo das pessoas multifuncionais, alguém para quem é quase uma obrigação fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Enfim, são muitos os pontos apresentados no livro, alguns podem já ser de conhecimento de outros CEOs, mas é sempre muito válido relembrar e pensar que aqui estamos aprendendo sobre a história de vida de Sandro Gonzalez. Fechamos com a dica: a beleza da liderança não está em expor a sua fraqueza ou a fraqueza de seus parceiros, ou da sua equipe de trabalho. A beleza da liderança está em potencializar os dons e os talentos de cada um e bloquear ou neutralizar as imperfeições e as fraquezas dos indivíduos, levando a equipe a produzir mais de acordo com seus dons e talentos. E não esqueça, tenha atenção aos valores.

Vamos a alguns trechos do livro:

– A índole inovadora e destemida é um dos fatores que determina um líder: não há obstáculos, apenas ideias que precisam frutificar.

– O líder servidor é a pessoa capaz de inspirar, fomentar transformação na vida das pessoas e fazer florescer o que há de melhor nos profissionais que o rodeiam.

– O nosso caráter é aquilo que verdadeiramente somos, é o resultado das nossas convicções, dos nossos pensamentos e dos nossos atos, ao contrário do que ocorre com a reputação, que é aquilo que os outros pensam que somos.

– O líder do futuro deve ser capaz de atingir o coração das pessoas.

– Confie no caminho que você quer trilhar, aprenda a confiar na sua jornada, seja ela qual for e para onde quer que o leve.

Sinopse: em um mundo em que o empreendedorismo tem crescido exponencialmente, é dificil encontrarmos modelos de liderança que nos inspiram e nos incentivam a um trabalho centrado em pessoas, sem perder de vista o lucro. Com dezenas de prêmios e diversos anos de experiência à frente de uma das maiores empresas de transportes do país, a Transpes, Sandro traz nessa obra uma visão humanizada e diferenciada sobre o que é liderar e a melhor forma de gerir pessoas. Com uma linguagem acessível, O valor das pessoas traz o que realmente importa quando falamos em crescimento saudável. A Transpes foi eleita em 2016 a “Empresa do Ano” no “Guia Você S/A – As 150 melhores empresas para você trabalhar”. Em 20 anos de prêmio, é a primeira vez que uma empresa alcança nota máxima em todas as categorias de índice de qualidade no ambiente de trabalho (IQAT). Na mesma pesquisa, Sandro Gonzalez recebeu o prêmio de CEO mais admirado do Brasil, e a Transpes foi eleita a melhor empresa do setor de Logística e Transportes.

Sandro Gonzalez é empresário e presidente do Conselho da Holding Transpes, que inclui a Transpes e empresas na área de educação (Inova BH) e saúde (Saúde BH). Tendo atuado como presidente da Transpes até dezembro de 2019, foi eleito o CEO mais admirado do Brasil pela Revista Você S/A em 2016, das mais de 1.500 empresas avaliadas, e eleito pela revista Forbes um dos 25 Melhores CEOs do Brasil em 2017. Gonzalez desenvolveu na Transpes um modelo de gestão, eficiência e produtividade. Com sua liderança, transformou a Transpes em uma das 10 corporações mais conceituadas do ramo em todo o mundo e na Melhor Empresa do Brasil para se trabalhar. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais com MBA pela DBU – Universidade de Dallas (EUA), Gonzalez é especializado nas áreas em que atua com diplomas pelas prestigiadas fundações Getúlio Vargas e Dom Cabral. Ele segue a história de empreendedorismo iniciada por seu pai, Tarcisio. A companhia conta hoje com uma frota de 2 mil veículos e faz uma média de 30 mil embarques e 1,3 milhão de toneladas transportadas por um ano. Com sede em Betim/MG, a Transpes ainda possui 20 filiais estratégicas, com atuação em todo o Brasil e Mercosul. A companhia é especializada na movimentação de cargas com tamanhos, pesos e volumes especiais, atendendo principalmente aos setores de mineração, infraestrutura energética (hidrelétrica eólicas e nucleares), siderurgia, óleo e gás. Entusiasta do modelo de gestão humanizada para aumentar produtividade e reter talentos, Sandro Gonzalez mantém permanentes programas de lideranças e treinamentos continuados, que são avaliados semestralmente por indicadores que medem os índices de felicidade dos colaboradores por meio de parâmetros qualitativos. Ao longo de mais de duas décadas no comando da companhia, Sandro acumulou resultados, conquistas e mais de duas dezenas de prêmios nacionais e internacionais que atestam os bons caminhos trilhados. Uma gestão considerada modelo em recursos humanos e otimização de recursos. Casado com Katia Gonzalez há 35 anos e pai de cinco filhos, Sandro também é pastor evangélico e empreendedor social.

O Valor das Pessoas – Gestão Humanizada, escrito por Sandro Gonzalez e publicado pela editora Hábito está à venda nas principais livrarias de todo o Brasil, na Amazon e também no site da editora Hábito.

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: