Pular para o conteúdo

FTD Educação lança primeiro romance juvenil em português do renomado autor mexicano Juan Pablo Villalobos

O escritor mexicano Juan Pablo Villalobos ganhou os holofotes do mundo literário em 2010 com o lançamento de seu livro de estreia Festa no covil, traduzido para mais de quinze idiomas pelo mundo. Fez grande sucesso e iniciou sua reconhecida trilogia mexicana, que inclui também Se vivêssemos em um lugar normal (2012) e Te vendo um cachorro (2015).

Presente no best-seller Festa no covil, a temática social envolvendo crianças e jovens ressurge na primeira narrativa juvenil do escritor mexicano que chega ao Brasil pela FTD Educação: Uma viagem cósmica a Porto Ficção.

“O catálogo da FTD Educação é bastante plural e nos preocupamos em diversificar os autores, trazendo referências de outras culturas, por exemplo. É muito importante para o leitor juvenil brasileiro ter acesso a grandes autores latino-americanos. E, neste caso, o curioso é que Villalobos traz temas que permeiam, de maneira tão parecida e enfática, a realidade dos jovens brasileiros. São desafios, alegrias e dificuldades que os jovens enfrentam em suas localidades e que os grandes autores sabem transformar em histórias com temáticas que precisam ser discutidas em sociedade”, destaca Isabel Lopes Coelho, publisher da FTD Educação.

No romance juvenil de Villalobos, temas sérios como abandono infantil, pessoas em situação de rua, manipulação da mídia e degradação do meio ambiente são tratados com a delicadeza apropriada para o público jovem. Por mesclar ficção científica, aventura e questões sociais num texto envolvente, a narrativa permite conciliar fruição literária e estímulo ao pensamento crítico.

As ilustrações de Raysa Fontana, com seu traço colorido e divertido, ressaltam o humor presente no texto de Juan Pablo Villalobos. A tradução é de Miguel Del Castillo, que em 2012 foi um dos vinte autores selecionados para a edição Os melhores jovens escritores brasileiros da revista britânica Granta.

A obra conta a história da garota Nellie, dos gêmeos Sabina e Sabino e do cachorro Boris, que moram na rua e precisam se virar todos os dias para arranjar os Sagrados Tacos e matar a fome. Tacos são uma espécie de sanduíche de tortilha de milho, muito comuns no México. Em certa ocasião, a garota rouba um celular. É então que a fotografia de um ser misterioso vai mudar suas vidas para sempre: na tentativa de salvar um alienígena, os personagens vão cruzar o caminho de uma perigosa agência do governo especializada em propagar fake news

“Como na obra de Jorge Amado, os personagens são três ‘capitães de areia’ que vão descobrir, na passagem da adolescência para o mundo adulto, como enfrentar os mistérios e os desafios da vida para sobreviver nas ruas de uma grande cidade”, comenta Isabel.

No texto de quarta capa, o colunista da Folha de S.Paulo Alvaro Costa e Silva destaca que, “ao escrever para o público infantojuvenil, o autor mexicano Juan Pablo Villalobos exibe o talento narrativo que o consagrou como um dos escritores mais surpreendentes da atualidade”.

A edição lançada pela FTD Educação traz ainda um posfácio escrito por Juan Pablo Villalobos para o público brasileiro. Nesse texto, o autor conta como é a vida das crianças pobres no México, que pedem dinheiro do lado de fora das taquerías (locais que vendem tacos) para poder se alimentar.

“Era nessas meninas e meninos que eu pensava enquanto escrevia Uma viagem cósmica a Porto Ficção […]. Escrevi este livro como se fosse uma montanha de tacos que eu pudesse dar para eles — com cebola e muito coentro —, um milagre que vem de outro planeta, a possibilidade de que tenham um futuro feliz”, detalhou Juan Pablo Villalobos no posfácio.

O AUTOR

Juan Pablo Villalobos nasceu em 1973, em Guadalajara, no México, e atualmente vive em Barcelona, Espanha. É autor da trilogia mexicana formada por Festa no covil, Se vivêssemos em um lugar normal e Te vendo um cachorro, lançada pela Companhia das Letras. Uma viagem cósmica a Porto Ficção é seu primeiro livro infantojuvenil publicado no Brasil.

O TRADUTOR

Miguel Del Castillo nasceu em 1987, no Rio de Janeiro (RJ), mas hoje mora em São Paulo (SP). Lançou Cancún, seu primeiro romance, em 2019 pela Companhia das Letras.

A ILUSTRADORA

Raysa Fontana nasceu em 1990, em Curitiba (PR), onde vive atualmente. Sua técnica incorpora cores e texturas dos anos 1950 e 1960, e traços que oscilam entre o humor e a delicadeza da natureza humana.

UMA VIAGEM CÓSMICA A PORTO FICÇÃO

Recomendado a partir do 5o ano do Ensino Fundamental

Autor Juan Pablo Villalobos

Tradutor Miguel Del Castillo

Ilustradora Raysa Fontana

Quarta capa Alvaro Costa e Silva

Páginas 160

Formato 17 cm × 24 cm

Preço sugerido: R$ 61

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: