Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em Do Amor e do Amar, de Ana Marice Ladeia

A história de 12 mulheres e algumas poesias enchem as páginas de sentimento em Do Amor e do Amar, primeiro livro publicado de Ana Marice Ladeia, um presente que a autora se deu em seu aniversário de 60 anos. Mas na verdade o presente é de todos os leitores, que podem conhecer histórias reais que estão por aí entre as mulheres que nos rodeiam e nos fazem sentir representadas.

A autora destaca que um dos privilégios de escrever o livro foi ter a oportunidade de escutar todas as histórias com uma escuta cumplice, de empatia, sem julgamento, o que trouxe a Ana Marice uma troca enriquecedora.

Começamos com a história da Helena que tinha o cabalístico número 33 na sua vida, Carolinda e o perdão de corpo e alma, Valentina e Renata e o match no Tinder, Violeta e o quanto ela se sentia segura ao lado de seu Joaquim, Irene que ignorou o que os búzios lhes disseram para seguir sua vida com seu amor, Eva, que graças a Alfonso conheceu a autoestima, Clarinha e o convite para assistir a uma necrópsia, Carminha e seus casos contados ao longo das sessões de massagens, Isabel e a luta contra o alcoolismo do parceiro e a força para seguir a vida e ser exemplo para outras mulheres, Cristina e seus passeios de bicicleta e fechando com Olga e uma carta que dá voz a sua história.

Um ponto que achei em comum com as histórias é que sempre todas envolvem a passagem de alguém pela vida delas, boa parte um grande amor, o que mostra o quanto esse sentimento marca a nossa vida ao passar dos anos, a ponto de ser a história que todas escolheram contar.

Entre as histórias há poesias escritas pela autora também como Me Abrace, O Beijo e Do Amor e do Amar, poesia que dá nome ao livro. Vamos a alguns trechos do livro:

– Nada pode ser tão ruim quando o amor de mãos dadas com a juventude traz a esperança de que a vida sobreviverá ao caos e ao desalento.

– Ficam aí com essa lenga-lenga de que em briga de marido e mulher ninguém mete a colher. Comigo não. Eu entro logo na confusão e vou lá socorrer a mulher.

– … porque todo aquele sofrimento e desamparo foram combustíveis necessários para o seu sucesso na vida pessoal e profissional.

– Emocionada a moça olha pela janela. Não chora. Sorri. Cada história tem seu sentido. Nada é por acaso.

Sinopse: suavidade, habilidade e elegância: são essas as três palavras que escolho para definir a escrita de Ana Marice Ladeia. Num ritmo suave e envolvente, a autora nos apresenta a mulheres reais, intensas e apaixonantes, com uma paixão genuína pela vida, mulheres de coragem e liberdade. As histórias nos emocionam, e de repente estamos seduzidos por essas mulheres que nos sussurram seus segredos através de Ana Marice. Não espere clichês e lugares comuns. Ana Marice tem uma narrativa hábil e autêntica, e consegue extrair o extraordinário do cotidiano com um olhar apurado, treinado para traduzir o não óbvio. As histórias ganham vida, trilhas sonoras, paralelos com os quais nos identificamos aos poucos, como se nos tornássemos próximas delas, amigas, confidentes. Ao ler Do Amor e do Amar – histórias de mulheres reais como você, a vontade que dá é de ser também uma das personagens de Ana Marice. Com todo o respeito às incríveis mulheres presentes nos contos deste livro, a escrita de Ana Marice empresta ainda mais beleza à vida, como se pudesse dar a ela um encantamento poético, um brilho que só se encontra na dimensão da escrita. Ela nos faz reapaixonar pelas nossas próprias histórias e acreditar que somos também tão incríveis quanto cada uma das musas que inspiraram os contos. Não espere mais nada: prepare um lugar confortável e comece a ler este livro. Você não vai se levantar antes de terminar. – Nardele Gomes, jornalista e escritora.

Ana Marice Teixeira Ladeia nasceu em Caetité, Bahia, em julho de 1961. É cardiologista, doutora em Medicina Interna e professora universitária. Leitora voraz desde a infância, época que já escrevia poesias, peças de teatro e mesmo romances jamais publicados. Como um presente para si própria, liberta sua vocação natural com a primeira publicação do seu primeiro livro de contos.

Do Amor e do Amar – Histórias de mulheres reais como você, de Ana Marice Ladeia, está em sua terceira edição e foi publicado pela Editora Scortecci. Tem 152 páginas, está à venda nas livrarias de todo o Brasil e também nas plataformas de e-commerce no formato impresso. E vale ressaltar que a autora já trabalha em um novo projeto, coletando histórias que possam compor o seu novo livro de contos. Fique de olho!

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: