Pular para o conteúdo

Museu Catavento recebe espaço interativo sobre economia circular do plástico

Parceria com o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo mostrar a importância da destinação correta dos resíduos plásticos para o desenvolvimento da economia circular e os benefícios ao meio ambiente

Promover uma experiência interativa que resulte em uma nova percepção sobre o plástico, a reciclagem e a economia circular. Essa é a proposta do espaço Economia Circular do Plástico promovido pelo Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) e que será inaugurado na próxima quinta-feira, 15 de dezembro, no Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional. 

Localizado no segundo andar do Museu, a atividade fará parte das exposições de longa duração e reunirá desde informações sobre a criação dos plásticos, seus diversos tipos, como eles são aplicados no dia a dia da sociedade, além de jogos e projeções sobre consumo e descarte conscientes, reciclagem e a importância da gestão correta dos resíduos para a evolução da economia circular. 

“A atividade visa passar informações e curiosidades como forma de despertar em crianças e adolescentes uma nova percepção da matéria-prima plástica, além de ensinar conceitos importantes sobre o descarte correto de resíduos para que a reciclagem aconteça, de uma maneira interativa, lúdica e divertida”, explica Mariana Cardoso, do time técnico do Movimento Plástico Transforma. “A ação também integra a série de ativações promovidas pelo Movimento e pelo PICPlast, nos últimos anos como, por exemplo, a coleta e reciclagem dos copos plásticos utilizados pelos atletas da corrida de São Silvestre, que visam mostrar o quanto a cadeia de transformação está comprometida com a missão de sensibilizar a população sobre a economia circular”, complementa Mariana. 

Detalhes do espaço

Quem chegar ao espaço do Movimento Plástico Transforma será recebido por um holograma que contará um pouco sobre a história do plástico e sua importância para o desenvolvimento da humanidade. Na sequência, em um painel modular, o visitante conhecerá os diferentes tipos de plástico e onde cada um deles é utilizado. 

No painel seguinte, de forma interativa, será possível conhecer o que é e quais são as diferenças entre economia circular e linear. Em complemento a esse tema, um gráfico interativo destacará os benefícios da economia circular e como ela é benéfica para a sociedade e o meio ambiente. 

Complementa o espaço um jogo divertido no qual os visitantes serão convidados a testar habilidades e conhecimentos sobre a separação dos resíduos plásticos, a reciclagem e a transformação em novos produtos. Além disso, no centro do espaço, uma projeção em uma maquete 3D detalha todo o caminho percorrido por um produto plástico, desde a criação até o retorno à fábrica para ser transformado em um novo produto reciclado.

Serviço:

Espaço Economia Circular do Plástico – Museu Catavento

Endereço: Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II, São Paulo

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 16h

Preço: R$ 15 (inteira) ou R$ 7,50 (meia-entrada). Às terças-feiras, o ingresso é gratuito.

Tour 360º: https://tour360.meupasseiovirtual.com/051158/186662/tourvirtual/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: