Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “A Metamorfose”, de Franz Kafka, pela Tocalivros

Sim, esse foi um dos conteúdos que li/ouvi e precisei parar e pensar qual o real significado de uma pessoa virar um inseto na história. Conversei sobre a história com mais pessoas, para alguns falamos de uma barata, para outros de um besouro, tem também ache que seja um alienígena, e tem quem acredita que ele apenas deixou de bancar financeiramente a família e por isso virou um monstro.

Todas as teorias fizeram sentido, se você tiver como ponto de vista a interpretação de cada um e o momento em que cada um vive e lê a história. Sim, para mim ele virou um monstro a partir do momento que decidiu não ter mais vontade de trabalhar e bancar a família, que também não soube o que fazer com ele quando deixou de ser útil para todos. Mas e se você pensar que a família só se mexeu e se tornou independente depois que ele parou de bancar a todos? Gregor fez bem ou mal a todos? Enfim cada um tem que ler e tirar suas próprias conclusões.

Minha maior conclusão diz respeito ao formato audiolivro. Eu li a obra e pude ouvir também, graças a parceria com a Tocalivros e não apenas a narração é impecável, como toda a sonorização. Ouvir Gregor cair, ouvir a maçã que atinge e machuca suas costas, ouvir sua irmã tocando violino fez a experiência de acesso ao conteúdo de Franz Kafka ser totalmente diferente e muito mais imersiva. A narração fica por conta de Thiago Ubaldo, que já tivemos a oportunidade de ouvir outros títulos também na voz dele por aqui, como 1984, Sweeney Todd, Parasita, A contra-partida, Casos do Detetive Dupan, entre outros.

Sinopse: A Metamorfose, publicado em 1915, uma das obras mais importantes da literatura universal é o livro mais conhecido do autor Franz Kafka. Narra a história do caixeiro viajante Gregor Samsa, que se mata de trabalhar para pagar as dívidas dos pais. Porém, um dia, após uma noite de pesadelo, Gregor acorda metamorfoseado em um inseto. Trancado no quarto, ele faz de tudo para que ninguém entre e descubra no que se transformou. Crítica mordaz à sociedade moderna, o livro trata da vida sem sentido, o trabalho apenas para sobreviver, a solidão e a desesperança.

Franz Kafka nasceu em uma família judia de classe média de língua alemã em Praga, Boêmia, Áustria-Hungria, atualmente República Tcheca. Por seus escritos, muitos dos quais incompletos e publicados principalmente após sua morte, é considerado um dos autores mais influentes da literatura ocidental e um dos maiores escritores de ficção do século XX. Entre suas obras mais conhecidas estão A metamorfose, Na colônia penal, O julgamento, O castelo e O processo.

A Metamorfose, de Franz Kafka, disponível no formato audiolivro pela Tocalivros, tem cerca de duas horas e meia de duração. Está disponível para compra individual por R$24,90, mas sempre recomendamos a assinatura mensal da Tocalivros, já que por menos de R$20, você tem acesso a um catálogo enorme de audiolivros e e-books. Aqui no link você pode conhecer mais e ouvir um trecho da obra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: