Eu Já Estive Em “Olhos D’Água”, de Conceição Evaristo, audiolivro by Tocalivros

Aqui temos uma frase que acredito que nunca mais esquecerei: “uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca: que cor eram os olhos de minha mãe?” Obviamente, acredito que quando você lê algo, escuta algo, será absorvido por quem tem acesso ao conteúdo como melhor lhe convir.
Eu não tenho mais minha mãe há anos e quando ouvi isso fiquei buscando muito na memória, não só que cor eram os olhos de minha mãe porque sei bem que eram castanhos como os meus, mas como era olhar da minha mãe e como fazer para mesmo tanto tempo depois que ela se foi, não esquecer de como eram.
Aí vem o talento incrível de Conceição Evaristo de trazer o ouvinte / leitor para sua obra logo na primeira frase de Olhos D’Água, mais uma de suas publicações adaptadas para o formato áudio pela Tocalivros. E são muitos os personagens que Conceição traz à tona, pessoas que passam desapercebidas em muitos estilos literários de tantos autores, mas que ganham vida, forma e força na escrita da autora.
E você ouve esse conteúdo, que traz tantas histórias de mães, filhas, mulheres, numa voz que parece ser parte da história, e podemos dizer que Ludmila Lis é parte de tudo isso, sim. Leitora voraz e fã de Conceição Evaristo, hoje assessora a autora, e parece que ela conhece cada parte da obra, é tocante ouvi-la narrando. E por fim, e não menos importante, a última faixa do audiolivro é um Tocacast, onde Clayton Heringer, produtor artístico que está à frente da Tocalivros, entrevista Ludmila Lis e você pode conhecer mais sobre a narradora, o trabalho de Conceição Evaristo e também da Tocalivros.
Sinopse: em Olhos d’água Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem. Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitura poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres: Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Natalina, Luamanda, Cida, a menina Zaíta. Ou serão todas a mesma mulher, captada e recriada no caleidoscópio da literatura em variados instantâneos da vida? Elas diferem em idade e em conjunturas de experiências, mas compartilham da mesma vida de ferro, equilibrando-se na “frágil vara” que, lemos no conto “O Cooper de Cida”, é a “corda bamba do tempo”. Em Olhos d’água estão presentes mães, muitas mães. E filhas, avós, amantes, homens e mulheres – todos evocados em seus vínculos e dilemas sociais, sexuais, existenciais, numa pluralidade e vulnerabilidade que constituem a humana condição. Sem quaisquer idealizações, são aqui recriadas com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira.
Conceição Evaristo nasceu numa favela da zona sul de Belo Horizonte. Teve que conciliar os estudos com o trabalho como empregada doméstica, até concluir o curso Normal, em 1971, já aos 25 anos. Mudou-se então para o Rio de Janeiro, onde passou num concurso público para o magistério e estudou Letras na UFRJ. Na década de 1980, entrou em contato com o Grupo Quilombhoje. Estreou na literatura em 1990, com obras publicadas na série Cadernos Negros, publicada pela organização. É Mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, de 2003, abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007.
Ludmila Lis é formada em Letras com ênfase em Literatura Brasileira, Mestra em Relações Étnico-Raciais (CEFET RJ) e trabalha atualmente na assessoria da escritora Conceição Evaristo. Tem participado de mais de 30 feiras Literárias com a escritora, foi curadora do Festival Literário de Votuporanga em 2021, trabalha na leitura e Interpretação de Audiolivros e tem experiência teatral de Direção e Interpretação.
Olhos D’água, de Conceição Evaristo, disponível no formato audiolivro pela Tocalivros, tem cerca de 5h30 de duração, foi narrado por Ludmila Lis e está disponível para compra na plataforma por R$22,90. Mas, como sempre sugerimos por aqui, vale super assinar a plataforma mensalmente e por menos de R$20 ter acesso a toda a biblioteca disponível para assinantes, composta por muitos, muitos audiolivros e outros tantos muitos e-books.