Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Como analisar filmes e séries na era do streaming”, de Leonardo Moura

Muitas vezes assistimos algo apenas por assistir, para passar o tempo e nem queremos pensar. Mas, sempre tem um filme ou uma série que te prende mais e, faz nós, que não somos especialistas, críticos, querem entender mais sobre aquilo que estamos vendo. É aí que entra “Como analisar filmes e séries na era do streaming”, de Leonardo Moura, publicado pelo Grupo Editorial Summus.

Leonardo Moura se propõe a analisar um longa – Marighella – e uma série – Years and Years e explica de forma didática qual o melhor caminho para entender melhor o contexto do que vemos nas telas. Ele explica os atuais formatos de mídia existentes, traz um pouco da história do audiovisual e comenta sobre o porquê alguns conteúdos se destacam tanto frente a outros que passam desapercebidos por nós nas plataformas de streaming.

Para quem não conhece, Marighella é um longa-metragem que parte da história verídica do guerrilheiro brasileiro mais famoso no combate à ditadura militar. Years and Years é uma série televisiva, lançada em 2019 pela HBO, e é considerada uma das melhores expressões audiovisuais contemporâneas ao se propor a ensaiar um breve futuro da humanidade.

O livro é dividido em sete capítulos: um olhar para o mundo dividido por vídeos; contar histórias: ontem, hoje e sempre; que mundo encontramos no audiovisual?; o desafio da análise do espírito do tempo; análise do filme Marighella; análise da série Years and Years e considerações finais.

Leonardo Moura começa falando um pouco sobre os formatos longa e série para televisão e até comenta que um dos motivos das séries fazerem tanto sucesso é que desde a infância somos acostumados com a repetição, pequenos, já pedíamos para os nossos pais colocar um filme para assistirmos muitas vezes, até decorar as falas, a trilha sonora, a dança etc. Outro comentário do autor que mostra o quanto o livro é atual diz respeito ao crescimento da audiência nos podcasts, em especial sobre true crimes – investigações criminais reais. O autor também afirma que na hipermodernidade não há alternativa que não acelerar para não ser ultrapassado: a cultura do mais rápido e mais rentável, com mais desempenho, mais flexibilidade e mais inovação, engole o mundo e cabe a cada um equipar-se.

“O senso de realização move o ser humano a ponto de cada um se identificar com a batalha diária que viabilizaria conquistas e traria, como bônus, uma sensação de vitória.”

“Estudar a arte é estudar sua relação com a sociedade e as relações sociais que nela se enunciam.”

Sinopse: a ânsia por narrativas que expliquem o mundo, inspirem jornadas individuais, tragam contentamento ou amenizem sofrimentos está presente ao longo de toda a história da humanidade, mas se ampliou ao longo dos séculos 20 e 21. Hoje, tais narrativas estão consolidadas em produtos audiovisuais, como filmes e séries. Nesta obra, Leonardo Moura baseia-se em pensadores contemporâneos e na obra do escritor Raymond Williams (1921-1988) para analisar por que alguns produtos audiovisuais sobressaem a outros. Para tanto, enfoca o filme brasileiro Marighella e a série britânica Years and years. Cruzando as narrativas desses produtos com o tempo em que suas histórias se inserem, o autor aponta elementos residuais, dominantes e emergentes que devem ser levados em conta para o sucesso das produções. Obra fundamental para profissionais e estudantes do audiovisual brasileiro (produtores, veículos, agências), profissionais de pesquisa de mercado e pesquisadores acadêmicos.

Leonardo Moura formata e pesquisa conteúdo audiovisual para marcas no mercado brasileiro há mais de 12 anos. É mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, instituição em que também leciona na pós-graduação. Atua como gerente sênior de produtos na Globo, com foco nos gêneros entretenimento, variedades e infantil. Em sua carreira, liderou mais de 200 projetos construídos em parceria com mais de 170 anunciantes e agências. É autor de Conteúdo de marca – Os fundamentos e a prática do branded content (Summus Editorial, 2021), que foi finalista do Prêmio Jabuti 2023, na categoria Economia Criativa, e Como escrever na rede – Manual de conteúdo e redação para internet (Record, 2002). É também apresentador do podcast Nem Tudo é Merchan.

Como analisar filmes e séries da era do streaming, de Leonardo Moura, publicado pelo Grupo Editorial Summus, tem 144 páginas, foi lançado em março de 2023 e está à venda nas livrarias de todo o Brasil. Mas, quem comprar pelo site da editora e usar o cupom EUJAESTIVEEM10 tem 10% de desconto, não só para esse livro, mas para todos os títulos à venda pela editora. O cupom é válido até 20/06/2023.

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: