Virada Cultural: Cemitério da Consolação promove passeios e apresentações teatrais gratuitas

O Cemitério da Consolação integra, neste ano, a programação da Virada Cultural, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, com uma agenda especial de atividades culturais gratuitas. Esta é a primeira participação da necrópole desde que sua administração passou a ser realizada pela Consolare, em 2023.
No sábado (23), às 23h59, acontece o passeio noturno “Consolação & Suas Vozes”, conduzido por Thiago de Souza, idealizador do projeto O Que Te Assombra?, e por Viviane Comunale, pesquisadora e especialista em arte tumular responsável pela página Patrimônio Funerário SP.
O ponto de encontro será na capela da unidade. Os ingressos são gratuitos, disponíveis pelo Sympla, com sugestão de contribuição voluntária de 1 kg de alimento.
A proposta do passeio, realizado em um horário pouco convencional, é provocar um novo olhar sobre o espaço, especialmente no período noturno. “Conduzir esse percurso à noite transforma completamente a experiência. As pessoas passam a perceber o cemitério como um espaço vivo de memória, repleto de histórias que ainda ecoam”, afirma Thiago.
Para Viviane Comunale, a atividade também amplia o olhar sobre o patrimônio cultural da cidade. “A arte tumular presente no Cemitério da Consolação é muito rica e traz muita história. Durante a visita, buscamos revelar essas camadas de significado que muitas vezes passam despercebidas no cotidiano.”
Já no domingo (24), às 9h, o público poderá participar do tradicional passeio mediado com Francivaldo Gomes, o Popó, que há mais de duas décadas conduz visitas pelo local, compartilhando histórias de personalidades e curiosidades sobre o espaço. A participação também é gratuita, com retirada de ingressos pelo Sympla.
Cemitério vira palco
A programação inclui ainda a apresentação do espetáculo “Macunaíma faz cem anos!!”, com o ator Pascoal da Conceição, conhecido por encarnar o próprio Mário de Andrade em produções de TV e teatro e também por interpretar o Dr. Abobrinha no programa Castelo Rá-Tim-Bum. As sessões acontecerão no sábado (23), às 22h30, e no domingo (24), às 2h, com entrada livre.
De acordo com Bruna Maia, gestora do Cemitério da Consolação, a proposta é ampliar o significado desses espaços na cidade. “A Virada Cultural é uma oportunidade de aproximar a população do cemitério como um lugar de cultura, história e educação. Queremos que as pessoas se sintam convidadas a conhecer e ocupar esse espaço de maneira respeitosa e enriquecedora.”
A programação reforça o papel do Cemitério da Consolação como um importante território de memória e patrimônio cultural em São Paulo, promovendo experiências que conectam passado e presente de forma acessível ao público, um espaço que ajuda a contar um pouco da história da cidade.
Serviço
Virada Cultural no Cemitério da Consolação
Local: Capela do Cemitério da Consolação (ponto de encontro das visitas)
Endereço: R. da Consolação, 1660 – Consolação.
Todas as atividades são gratuitas
Sábado (23)
22h30 – Espetáculo “Macunaíma faz cem anos!!” (entrada livre)
23h59 – Passeio noturno “Consolação & Suas Vozes”
Ingressos gratuitos pelo Sympla. Contribuição voluntária: 1kg de alimento
Domingo (24)
2h – Espetáculo “Macunaíma faz cem anos!!” (entrada livre)
3h – Passeio noturno “Consolação & Suas Vozes” – Visita Extra
Ingressos gratuitos pelo Sympla. Contribuição voluntária: 1kg de alimento
9h – Passeio mediado com Popó
Ingressos gratuitos pelo Sympla