MON, em Curitiba, realiza mesa redonda com Irmãos Campana
O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza no dia 13 de junho, terça-feira, a partir das 17 horas, mesa-redonda, palestra e lançamento do catálogo da exposição “Irmãos Campana”. Os eventos serão no Auditório Poty Lazzarotto e têm entrada gratuita. O auditório tem capacidade para 340 pessoas e a entrada será feita por ordem de chegada até lotação.
Na mesa-redonda, que inicia às 17 horas, serão discutidos o design e o trabalho dos Campana. Haverá participação da professora do Departamento de Desenho Industrial, cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) nas áreas de Teoria e História do Design e Semiótica, Lindsay Cresto, e da professora do Departamento de Desenho Industrial e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR, Marilda Lopes Pinheiro Queluz. A mediação será feita pelo curador do MON, Agnaldo Farias.
O tema será sobre as interações entre arte, design, tecnologia a partir de uma perspectiva da história do design e uma contextualização da obra dos Campana no design brasileiro. “A exposição nos convida a conhecer a obra dos designers a partir do mobiliário, destaque na exposição, e de outros objetos variados, estimulando o diálogo entre a arte e o design”, comenta a professora de Design Lindsay Cresto.
Na sequência, às 19 horas, os designers Humberto e Fernando Campana falarão sobre os 34 anos de carreira, processo criativo, entre outros assuntos. O catálogo da mostra “Irmãos Campana”, produzido pelo MON, estará à venda no chão de vidro, em frente ao auditório, a partir das 16h30. A publicação, com 216 páginas, contém obras da exposição e textos críticos sobre os designers. Depois, estará disponível para venda na MON Loja.
A mostra “Irmãos Campana”, com curadoria de Consuelo Cornelsen, inédita e elaborada especialmente para o espaço expositivo, o Olho, inaugurou dia 27 de abril e recebeu cerca de 25 mil pessoas em um mês de exibição. Reúne obras icônicas, como as poltronas Vermelha (1998), Favela (2003) e Corallo (2003), produzidas pela empresa italiana Edra; além de peças do início da carreira, como as cadeiras da coleção Desconfortáveis (1989); até trabalhos mais recentes, como a inédita linha de móveis Assimétrica (2017), produzida pela Tok&Stok.
A obra dos Campana incorpora a ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção em massa, tornando preciosos os materiais do dia a dia, que carregam não só a criatividade em seu design, mas também características bem brasileiras – as cores, as misturas, o caos criativo e o triunfo de soluções simples.
Eu Já Estive Em
Estivemos em Curitiba, no MON, em Março de 2017. Na ocasião estava rolando uma exposição, infelizmente, com o acervo do que foi recolhido na operação Lava Jato. Tinham dois quadros magnificos e inesquecíveis do Vik Muniz, um deles do Rio de Janeiro. Ficamos uma tarde inteiro passeando por lá, parte do tempo admirando a parte externa e as cores amarela da estrutura com o azul do cel e o reflexo da água. É lindo demais!!!!
Serviço:
Mesa-redonda, palestra e venda do catálogo sobre a mostra “Irmãos Campana” no MON.
13 de junho, terça-feira
A partir das 16h30
Entrada gratuita
Programação:
Venda do catálogo “Irmãos Campana”
Horário: a partir das 16h30
Chão de vidro – em frente ao Auditório Poty Lazzarotto
Valor: R$ 95,00
Mesa-redonda com as professoras Lindsay Cresto e Marilda Lopes Pinheiro Queluz, com mediação do curador Agnaldo Farias.
Horário: 17 horas
Auditório Poty Lazzarotto
Capacidade: 340 pessoas
Entrada por ordem de chegada até lotação
Palestra com os irmãos Fernando e Humberto Campana
Horário: 19 horas
Auditório Poty Lazzarotto
Capacidade: 340 pessoas
Entrada por ordem de chegada até lotação
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
41 3350 4400
*a foto que uso aqui peguei na sala de imprensa do MON. As minhas infelizmente se perderam em um celular roubado