Eu Já Estive Em “75 Dicas para Escrever um Livro”
Segundo o Clube de Autores, hoje em dia todo mundo pode escrever um livro. É partindo desse princípio que criaram um manual com 75 dicas fáceis e objetivas para ajudar quem está pensando em escrever.
O Clube de Autores é uma plataforma de autopublicações. Nela, autores independentes publicam suas obras sem tiragem mínima, sob demanda e sem custos.
Uma dica bem legal lida em “75 Dicas para Escrever um Livro” é sempre analisar as referências mais famosas com a citação dos 10 livros mais vendidos da história. São eles: Dom Quixote, O Conde de Monte Cristo, Um Conto de Duas Cidades, O Pequeno Príncipe, O Senhor dos Anéis, Harry Porter e a Pedra Filosofal, O Caso dos 10 Negrinhos, O Sonho da Câmara Vermelha, O Leão a Feiticeira e o Guarda-Roupa e Ela, A Feiticeira.
Confira algumas das dicas que o livro conta para você:
- Comece a escrever um livro… lendo – sinto muito por colocar um ponto final nessa sua crença tão bem construída, mas para ser um bom escritor, não basta apenas escrever. É necessário antes de mais nada ler, e muito.
- Todo escritor começou em algum lugar – como acontece na maioria das áreas da vida, a prática leva à perfeição.
- Estude a trajetória do herói e os arquétipos – Quando uma história é baseada na ‘trajetória do herói’, a narrativa acontece basicamente ao redor de um personagem principal.
- Entenda e abrace o zeitgeist – Zeitgeist é uma palavra alemã que significa ‘espírito do tempo’. Sua aplicação prática é entender qual o conjunto de valores que está efetivamente movendo uma sociedade em um dado momento para que se consiga tomar proveito disso.
- A importância de um código moral – é uma ótima oportunidade para gerar conflitos mais adiante ao colocar seu protagonista frente a frente com situações que desafiam seus princípios mais caro.
- Defina sua ferramenta de trabalho – O Word, apesar de ser o avô dos editores de texto, é ainda o mais utilizado e o mais prático.
- Decida quando descrever e quando utilizar diálogos – diálogos vem entre aspas ou travessões. Enquanto o diálogo fornece o conteúdo em primeira mão, as descrições podem ser feitas sob a interpretação do narrador.
- Edite personagens, acontecimentos e a forma como você escreveu – escrever é a parte mais rápida do livro, o trabalho mesmo está no passo seguinte, aparar as arestas de cada uma das frases.
Janaína Leme
@eujaestiveem