Pular para o conteúdo

Bacurau e John Lennon invadem a programação do #MISemCasa

#MISemCasa, programação virtual especial do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, traz novidades para a semana de 30 de março a 5 de abril. No sábado, 4 de abril, acontece a segunda edição do Bate-papo de cinema – Pontos MIS, com o longa premiado de Kleber Mendonça Filho, Bacurau, seguido de debate virtual com membros da equipe do longa. Outro destaque é o vídeo inédito sobre a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen, em que o curador da exposição, Ricardo Alexandre, revela detalhes da amizade entre o fotógrafo e o astro da música. A programação ainda contempla, entre outros, uma conversa com a cantora Fernanda Abreu, realizada dentro do programa Notas Contemporâneas, o Ciclo de Cinema e Psicanálise – Infiltrado na Klan e o Björk Talks | Björk e a moda, realizado em 2019, como programação paralela da exposição Björk Digital.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso por até 30 dias a partir de 17 de março.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Bate-papo de cinema – Pontos MIS

Realizado pelo Pontos MIS, programa de formação e difusão de cinema do Museu da Imagem e do Som com atuação em todo Estado de São Paulo, o Bate-papo de cinema – Pontos MIS é mais uma atividade exclusiva da campanha #MISemCasa: semanalmente, um dos palestrantes do Pontos MIS realiza, ao vivo no canal do YouTube do Museu, um bate-papo sobre um filme. “Buscamos quatro filmes recentes, com grande repercussão”, diz Guilherme Pacheco, coordenador do Pontos MIS.

Bacurau será exibido, em parceria com a Vitrine Filmes, às 15h30 do dia 4 de abril – serão disponibilizadas 50 senhas para o público assistir ao filme gratuitamente online, com inscrições a partir de 2.4, neste link.O bate-papo, realizado pelo produtor e professor de cinema Leandro Afornso, acontece no canal do YouTube do MIS, logo após a sessão, às 18h, é aberto a todos os internautas e contará com participação especial do ator Thomas Aquino, que interpreta o personagem Pacote no longa.

Bacurau (Dir. Kleber Mendonça Filho, 2019, Brasil, 2h12, classificação 16 anos)

Os moradores de um pequeno povoado do sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Mais programação | 31.03 a 05.04

31.03 | Terça-feira | Ciclo de Cinema e Psicanálise – Infiltrado na Klan

O Ciclo de Cinema e Psicanálise, programação que acontece mensalmente no MIS em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e apoio da Folha de S.Paulo, exibiu em junho do ano passado, o filme Infiltrado na Klan, de Spike Lee – indicado ao Oscar de melhor filme em 2019. Neste vídeo, exibimos o debate, mediado por Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP, com o psicanalista convidado Leopold Nosek e o jornalista Thiago Amparo.

01.04 | Quarta-feira | Notas Contemporâneas – Fernanda Abreu

O Notas Contemporâneas, projeto mensal do MIS, registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música popular brasileira. O programa se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento realizado em estúdio, que passa a integrar o acervo do MIS; a segunda é ao vivo no palco do auditório do museu. Confira o bate-papo com Fernanda Abreu, realizado em agosto de 2019, com mediação do músico e historiador Cacá Machado.

02.04 | Quinta-feira | Bate-papo com Jorge Furtado e Helena Tassara

Integrando a programação paralela à exposição FOTO MIS 2019, o MIS exibiu dois curtas nacionais consagrados da década de 1990: Ilha das Flores (dir. Jorge Furtado, 1989, 13 min,35mm) e Era uma vez, o Brasil (dir. Helena Tassara, 1993, 22 min,  16mm), esse último ganhador do Prêmio Estímulo em 1993. Após as sessões, houve uma conversa com os diretores dos filmes e Valquíria Prates, curadora da exposição Moventes, que reuniu imagens do Acervo, dentro do projeto Foto MIS à época. O público agora confere vídeo com a íntegra do bate-papo, ocorrido em outubro de 2019.

03.04 | Sexta-feira | Pílulas – Bob Gruen

Inaugurando uma série de vídeos inéditos sobre a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen (inaugurada em 13 de março), o MIS apresenta pílulas em vídeo com bastidores e curiosidades sobre a mostra. Neste primeiro vídeo, o curador, Ricardo Alexandre, revela ao público detalhes da amizade entre o fotógrafo e o astro da música.

04.04 | Sábado | Bate-papo sobre Pierre Verger

Palestra com Rubens Ricupero, seguida de bate-papo com Alex Baradel (curador da exposição Todos iguais, todos diferentes?, de Pierre Verger) e Gilberto Sá (presidente da Fundação Pierre Verger), que integrou o projeto FOTO MIS 2019.

05.04 | Domingo | Musicais no cinema – Lea Garcia

No terceiro episódio da websérie derivada da exposição Musicais no cinema (2019), grandes nomes do cinema e da televisão, como Claudia Raia, Silvio de Abreu, Diogo Vilela e Miguel Faria Jr., falam sobre o impacto cultural da atriz Léa Garcia.

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

O MIS integra o Google Arts & Culture com três exposições exclusivas que apresentam recortes temáticos do acervo: Cinema Paulista nos anos 70; A mulher na Revolução de 32; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970. O Google Arts & Culture é uma plataforma na qual o Google realiza parcerias com centenas de museus, instituições culturais e acervos históricos para hospedar on-line os patrimônios culturais do mundo. O acesso ao tour virtual é gratuito, no link: https://artsandculture.google.com/partner/museo-da-imagem-e-do-som

O público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: