Unyleya realiza webinar sobre Saúde Mental durante o Janeiro Branco

Janeiro foi escolhido para ser o mês da conscientização sobre saúde mental. Isso porque é nessa época que as pessoas começam a refletir mais sobre suas vidas. A Unyleya, uma das primeiras Instituições de Ensino 100% EAD no Brasil, convida todos para o webinar “Trilha da Prevenção Saúde Mental: Um diálogo necessário”, que traz especialistas para debaterem e fazerem com que as pessoas voltem seu olhar para questões subjetivas do ser humano e a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional. O webinar acontece no próximo dia 27 devido também à Campanha Janeiro Branco, que em 2021 torna-se ainda mais importante em decorrência dos reflexos da pandemia da Covid-19 na sociedade. Não fique fora dessa!
A Série “Trilha da Prevenção” realizada pela Unyleya, tem como objetivo neste mês fazer toda população refletir sobre autocuidado e seus pilares. Em casa ou nas ruas, no trânsito ou nas empresas, nas igrejas ou no interior das nossas casas: onde há gente, há necessidade de cuidados com a Saúde Mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
Participam do webinar, Dr. Igor Duarte, neurocientista, mestre e doutor em engenharia biomédica, coordenador dos cursos de imaginologia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e mamografia da Unyleya, no episódio “Neurociência das emoções”, e Eduardo Pianca, fisioterapeuta, mestre e doutor em educação física e professor de Pós-graduação em fisioterapia em UTI pela Unyleya, com o tema “Atividade física para saúde mental”.
Pandemia da Covid-19 intensifica doenças relacionadas à saúde mental
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de Saúde Mental em 93% dos países no mundo e, ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses mesmos serviços. No Brasil — país que já é um dos recordistas mundiais em relação à depressão, ansiedade e a números absolutos de suicídios, a primeira fase de uma pesquisa realizada no final de 2020 pelo Ministério da Saúde detectou ansiedade em 86,5% dos indivíduos pesquisados, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos participantes do estudo.
Outro estudo, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com 12.000 pessoas de 33 países da América Latina e Caribe (30,8% eram brasileiros), revelou que 35% dos entrevistados relataram aumento na frequência do comportamento de beber de forma excessiva e em um curto período — situação que pode desencadear sérios problemas em relação à Saúde Mental dos envolvidos. Além disso, também não faltam estudos sobre a ampliação das violências domésticas, do abuso infantil e do adoecimento emocional por parte de jovens e de idosos submetidos ao isolamento social.
Saiba mais sobre o Janeiro Branco
Criado em 2014 por iniciativa de um grupo de psicólogos da cidade de Uberlândia (MG), o “Janeiro Branco” recebeu este nome porque o primeiro mês do ano é sempre aquele em que as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, suas emoções, relações sociais, condições de existência e, sobretudo, em seus sentidos existenciais. Como uma “folha em branco”, é nesta fase que se costuma escrever ou reescrever histórias de vida.
O movimento que traz como lema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, é uma maneira de promover a psicoeducação para que a população passe a ter consciência de suas emoções e saiba como identificar os problemas psicológicos, de forma a se prevenir e evitar que se tornem algo mais grave no futuro. O mundo corporativo também está incluso na ação e deve se engajar pela causa promovendo ações voltadas para a saúde mental de seus colaboradores.
Serviço
Série Trilha da Prevenção Saúde Mental: um diálogo necessário
Data: 27/01/2021
Horário: 19h
Para participar entre em contato pelo WhatsApp (11) 9 8126-1619 ou pelo website unyleya.edu.br .