Pular para o conteúdo

O IDIOTA, SOLO DE MARCOS ABRANCHES COM DIREÇÃO DE SANDRO BORELLI FAZ NOVA TEMPORADA ONLINE

Depois de uma temporada de sucesso em 2020, Marcos Abranches retorna com o seu mais recente solo O IDIOTA, com direção de Sandro Borelli. As apresentações acontecem entre 9 de março a 1º de abril, sempre às 20h30. Terças e quintas, o público assiste ao vídeo do espetáculo, seguido do da exibição de vídeo arte que Gal Oppido fez a partir da obra. Às quartas, a apresentação de Marcos acontece ao vivo e, além da exibição do vídeo arte, também é possível participar de um debate com o bailarino, o diretor Sandro Borelli e um convidado diferente a cada semana.O projeto O IDIOTA – MARCOS ABRANCHES CIA. ID 7658 foi contemplado no Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc nº 37/2020 de Produção e temporada de espetáculo de dança com apresentação online. As apresentações tem ingressos grátis, que podem ser reservados pelo Sympla


Abranches, que assina a concepção dessa obra, costuma buscar apoio nas artes visuais para criar alguns de seus trabalhos. Nesse, ele partiu para o cinema e se inspirou em filmes como It Coringa, que trazem um palhaço extremamente perturbado e violento, reflexos da sociedade onde vivem. “Sempre me interessou essa ligação do palhaço com o lado grotesco”.
Com a entrada de Sandro, o projeto ganhou forte apelo político, o que se intensificou com a quarentena e o cenário do Brasil desde 2018. O diretor foi buscar inspiração em O Idiota, livro de Fiódor Dostoiévski.”O Estado vem criando cidadãos cada mais cerceados, emparedados e com censo crítico limitado.

Um governo extremista como o que temos no poder tem interesse que essa prática continue a ser perpetuada. A polarização, a falta de informação, a proliferação de pessoas violentas e o domínio cada vez maior sobre o cidadão é sempre benéfico para um governante autoritário. Com a pandemia do Covid-19, o espetáculo acabou trazendo muito mais desse sentimento já que todo o cenário nos tornou mais sensíveis às questões que buscávamos. Desde a estreia, isso não mudou, pelo contrário, se tornou mais intenso”, conta Sandro. Marcos completa esse pensamento e afirma que “O Idiota é um espelho subjetivo de uma sociedade manipulada por políticos inescrupulosos que, por seus desejos e interesses maiores, querem nos fazer acreditar em seus governos”. 


Em cena,  o público vê um Marcos muito diferente do que está acostumado. Segundo Sandro, “Marcos está mais focado na movimentação gestual. Ele personifica um cidadão perturbado por todo o barulho político do País, aparentando incoerência e repetindo citações absurdas que foram ditar por algumas figuras que fazem parte da atual gestão política”. 


Durante as quatro semanas dessa temporada, Marcos e Sandro recebem um convidado por quarta-feira para debater temas ligados ao espetáculo e o trabalho da dupla. No dia 10 março, o convidado é a professora e crítica de dança Helena Katz; Ivan Cabral, cofundador da Cia. de Teatro Os Satyros e diretor da SP Escola de Teatro é o nome do dia 17 março; o artista Luís Ferron conversa com o público no dia 24 de março; e o professor e filósofo Odilon José Roble encerra o ciclo de conversas no dia 31 de março. 

Serviço

O IDIOTA – De 9 de março a 1º de abril, às 20h30. Terças e quintas, exibição do vídeo dança ‘O IDIOTA’ e do vídeo arte inspirado na obra de Gal Oppido. Quartas, apresentação do espetáculo ao vivo, segundo do vídeo arte de Gal Oppido e bate-papo com Sandro Borelli, Marcos Abranches e convidados. Local: Zoom.  Reserva de ingressos pelo link do Sympla (https://www.sympla.com.br/marcosabranchesecia). Capacidade da sala virtual: 60 pessoas. Duração – 90 minutos. Classificação etária: 18 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: