Pular para o conteúdo

Editora Contracorrente publica no Brasil “Só Agora Começou”, livro do ex-primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates

Editora Contracorrente tem a satisfação de publicar o livro Só agora Começou”, do ex-Primeiro-Ministro de Portugal José Sócrates. A edição brasileira é lançada simultaneamente à edição portuguesa, produzida pelo prestigioso selo Actual, do Grupo Almedina.

Em 21 de novembro de 2014, José Sócrates era detido no âmbito de uma investigação sobre corrupção, fraude fiscal e lavagem de dinheiro. Ao longo dos 10 meses em que esteve preso preventivamente na prisão de Évora, o ex-Primeiro-Ministro refletiu sobre o impacto da sua detenção na vida pessoal, mas também sobre os valores fundamentais num Estado de Direito. Dessa avaliação resultou Só Agora Começou, que contempla textos escritos durante o período de reclusão.

No dia 9 de abril deste ano, o juiz Ivo Rosa, responsável pela Operação Marquês – apelidada de Lava Jato portuguesa – decidiu não processar José Sócrates por corrupção devido à fragilidade do material apresentado pelo Ministério Público.

As comparações entre a Operação Marquês e a Operação Lava Jato são inevitáveis. Na opinião do autor, a construção de biografias políticas a partir da Justiça começa com discursos épicos e aventuras tumultuosas, mas, não raras vezes, termina na solidão do regresso ao real.

Em diversas partes do livro, José Sócrates compara a situação dele à do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e faz duros ataques a Lava Jato e a Justiça brasileira, inclusive com críticas a um dos ministros do STF.

“Estamos a 7 de abril de 2018 e, hoje, o Presidente Lula foi preso. O Brasil, mais uma vez. Impressiona, sinceramente, que aquela grande nação aceite que um juiz da primeira instância de Curitiba (ou de primeiro grau, como se diz naquele país) prenda, antes de esgotados todos os recursos judiciais, um antigo presidente em absoluta e frontal contravenção à Constituição: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.*

Nada pode ser mais claro e, na clareza da lei, cessa toda a interpretação. Ponhamos de lado, por um momento, os outros aspectos desta particular ação judicial – a parcialidade do juiz, a ausência de provas, a condenação por “atos indeterminados”, a urgência extraordinária com que foi tramitado. O fato mais odioso deste processo é que o Brasil recusou ao antigo chefe de Estado – sim, logo a ele – a proteção constitucional que a todos os cidadãos considera inocentes antes de sentença judicial definitiva, isto é, antes de esgotados os recursos previstos na lei”, escreve José Sócrates em dos trechos do livro.

SERVIÇO: 

O que: Livro Só Agora Começou, 1ª Edição
Editora: Contracorrente
Autor: José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal
Prefácio: Dilma Rousseff
Pré-lançamento: 15 de abril de 2021 – lançamento simultâneo à edição portuguesa.
Pré-venda: pelo site da editora.
Acesse o link https://loja-editoracontracorrente.com.br/produto/so-agora-comecou/

Preço: R$ 45,00
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: