Romance entre homossexuais com apelo à diferença de idade é novidade no mercado editorial

Uma das datas mais importantes para a comunidade LGBTQIAP+ do mundo todo, o 28 de junho é dedicado a celebrar o orgulho, a visibilidade e a igualdade de gênero. Neste ano, o dia foi escolhido pelo Grupo Editorial Portal para o lançamento do livro “Sobre Nós e o infinito”, do autor mineiro Gilberto Nascimento, que conta a história de um casal homossexual que se defronta com um amor que tenta vencer os dilemas diante da diferença de idades entre os dois.
Quinta obra de Nascimento, o livro, a ser lançado inicialmente como e-book e depois no formato impresso, foi escrito entre outubro de 2020 e o início de 2021, durante a pandemia, após uma sensação do de travamento com a escrita, talvez por conta do cenário atual, como define o autor. A temática escolhida ele conhece bem. “Sou homossexual e, no nosso mundo, existe muito disso: pessoas novas que não querem ter relacionamento com outras mais velhas. No livro, eu quis mostrar o contrário, um homem mais velho que tenta fugir de um romance com um jovem, por medo da diferença de idade. Uma situação que, infelizmente, existe na nossa sociedade LGBTQIAP+”, explica. Mesmo sendo uma inspiração um tanto pessoal, o autor diz que o livro não possui qualquer traço autobiográfico.
O enredo da obra é centrado no casal Lorenzo, um escritor, e Dante, um fã dele e dono de uma vinícola. O romance se desenrola quando Dante convida Lorenzo para uma viagem ao Rio Grande do Sul, como tentativa de instigá-lo a ter inspiração para suas obras. Antes mesmo dos dois partirem ao destino, uma chama entre eles se acende. A paixão explosiva tem seu auge com o início de uma relação sexual – a primeira vez de Lorenzo. Depois disso, eles partem juntos para o sul do país. A viagem que prometia momentos inesquecíveis, traz, ao mesmo tempo, intrigas e segredos que interferem nesta história de amor homossexual. “É um livro que estava finalizado para uma produção independente, mas quando tive a oportunidade de ter a editora para avaliar o manuscrito, o revisei e reescrevi algumas cenas”, conta Nascimento. “Acredito que os leitores vão gostar da história”, completa.
Gilberto Nascimento revela que foi um amigo que lhe contou que o Grupo Editorial Portal estava selecionando novos autores, despertando seu interesse em apresentar sua obra para análise. Em seguida, os próprios leitores que o acompanham nas redes começaram a marcá-lo nas postagens da editora. “Entrei em contato, conversei, a editora avaliou o meu livro e deu certo. Assim começou uma relação de cumplicidade e de felicidade”.
“Sobre Nós e o infinito” não é a primeira obra com temática LGBTQIA+ escrita por Nascimento. Em 2017, ele lançou, de forma independente, o romance “Dois maridos e uma maldição”, dividido em duas partes. “A primeira [parte] foi um sucesso e muitos leitores pediram a continuação”, diz.
Peças, contos e romances
Gilberto Nascimento tem 28 anos e vive em Ipatinga, no interior de Minas Gerais. Iniciou sua carreira literária há 11 anos, com a publicação independente do romance cristão “A viagem inédita”. Sua paixão pela escrita se desenvolveu a partir da elaboração de peças teatrais para escolas e de alguns contos que, posteriormente, evoluíram para romances completos. A inspiração literária principal do escritor foi a obra “Jogando xadrez com os anjos”, de Fabiane Ribeiro. “Tenho o livro até hoje. Essa autora nacional é minha inspiração para escrever e para me tornar sempre um escritor maior e melhor”.
A mãe do escritor, que é professora e adora ler, também gerou bastante influência no seu caminho profissional. “Eu amava ler histórias em quadrinhos que minha mãe comprava para mim”. Nascimento pegou gosto pelas peças teatrais – seu gênero escolhido na época. Logo passou a atuar como ator.
Outro fato relacionado às memórias que tem com sua mãe e o contato com a literatura o marcou bastante: “ela comprou um livro e deixou lá na estante pegando poeira. Eu o achei tão interessante que comecei a ler. Conforme eu lia, ia produzindo pequenos contos, desenvolvendo personagens, cenas curtas”, explica. Até que escreveu o seu primeiro livro, em 2009, um romance cristão, chamado “A Viagem Inédita”.
Além das experiências com a literatura e o teatro, Nascimento trabalha como promotor de vendas e cursa faculdade de Pedagogia. “Estou no último ano e pretendo, no ano que vem, atuar em minha área de formação”, revela.