Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Honra Pirata”, de Helena Grillo Miranda

Viagem no tempo e muita emoção em um navio pirata permeiam a história de Marina, a protagonista de Honra Pirata, escrito por Helena Grillo Miranda 📕!

Marina morava com a irmã e com seu pai, cientista. Ela era a cobaia do pai em seus experimentos científicos, quando algo acontece e Marina se vê em uma viagem no tempo até um navio repleto de Piratas que viviam em suas embarcações desbravando os sete mares.

Para sobreviver em meio a tanta novidade e tanta gente que nunca viu na vida, Marina usa tudo o que aprendeu nos livros, já que antes, servindo de cobaia do pai, também não tinha a oportunidade de viver.

Marina é uma personagem forte, que ao longo da trama se envolve em um triangulo amoroso com Mateo e Inaiê. Acho que triangulo amoroso pode não ser a melhor definição porque tudo é muito novo para os três e todos estão descobrindo os sentimentos. Entre um dos diálogos por exemplo, vem a pergunta: será que o mar fica mais quente quanto o sol se põe nele? E para mim, isso ajuda a mostrar a inocência dos personagens.

Também fiquei feliz pela história não seguir o rumo de “e viveram felizes para sempre”. Tem um ar de que ainda tem muito por vir. Aí já aproveitamos para contar também que Honra Pirata é o primeiro livro de uma trilogia que está sendo escrita pela autora.

Uma das coisas que me chamou atenção na obra diz respeito aos capítulos. São 23 ao todo e cada um deles recebe o nome de um livro. Arte da Guerra, O Grande Gatsby, Capitães de Areia, são os nomes de alguns dos capítulos, por exemplo. Mas, o mais interessante é que há uma menção para cada uma das obras no conteúdo do capítulo. Ou seja, o capítulo que se chama Orgulho e Preconceito a frase de destaque da obra registrada em Honra Pirata é: Por mais amável que seja o seu gênio, seu coração não é dos mais fáceis de atingir.

Aprendemos bastante também com os personagens, como por exemplo, que piratas não tem papagaios porque se tivessem pássaros a bordo provavelmente eles seriam comido. Durante a obra, muitas vezes a tripulação precisa reduzir a comida por percalços da navegação.

Inaiê também coloca seus conhecimentos indígenas para fora e nos ensina sobre a história da mandioca: lá na minha terra tinha uma mãe que criou uma filha chamada Mani, muito amada por todos. Mano ficou muito doente e morreu e os pais a enterraram dentro da própria oca e choraram dias por cima da terra. Alguns dias depois, uma planta nasceu bem onde Mani foi enterrada, uma planta marrom por fora e branca por dentro, e a tribo a chamou de Mandioca, porque veio de Mani e Oca.

Enfim, se já se encantou com a história também, Honra Pirata tem 174 páginas e está disponível no formato digital. Você encontra outras duas obras de Helena Grillo Miranda na Amazon: Agente Charlotte e A menina e a ditadura.

Algumas frases selecionadas do livro:

⁃ Serei mais forte ao passar por isso, repetia mentalmente, tentando acreditar. Ela tentava fugir da realidade, se colocando no lugar de heróis dos livros.

⁃ O que suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura para onde você vai, não há conhecimento nem sabedoria.

⁃ Alguém sempre vai ter uma vida pior que a minha, mas é egoísta me sentir bem por isso, ficar aliviada pelo fato do outro ser mais miserável.

⁃ Não tenho nada, tudo o que ganho é mais do que já tinha ontem. Quando o passado vem, só penso no que já era bom.

Boa leitura!

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: