Pular para o conteúdo

É TETRA! BAR DO JÃO VENCE MAIS UMA VEZ O COMIDA DI BUTECO SÃO PAULO 20/21

O Comida di Buteco conheceu, nesta terça (14), no Novotel Morumbi, os melhores butecos da principal cidade da América Latina. Após um mês de votação, o Bar do Jão, localizado no bairro da Penha, na Zona Leste, superou os outros 51 candidatos de todas as regiões para garantir o quarto título do principal concurso do gênero feito no Brasil. O tetracampeão foi eleito por todos que visitaram o estabelecimento ao longo dos 30 dias do Comida, de 29 de julho e 30 de agosto, e pelo júri especializado, sendo que cada buteco recebeu a visita de três jurados que avaliaram quatro categorias principais: petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene.

Para garantir a quarta vitória, o Bar do Jão apresentou o petisco “Lascas Madeirense da Vó Encarnação”, com pedaços do pescado em molho branco com requeijão e parmesão, servido em chips de mandioca (o tema deste ano é raízes) e molho pesto de gengibre. “Com dedicação e empenho o resultado vem”, ressaltou Alexandre. “Este petisco é uma homenagem a vó Encarnação, da Ilha da Madeira (Portugal), que como toda portuguesa, fazia seus pratos no fim de ano. A receita é nossa, mas a inspiração, mesmo sem conhecê-la, sem dúvida veio dela”, destacou o proprietário do Bar do Jão.

O segundo lugar ficou com a Toca do Buda, na Vila Gustavo/Zona Norte, que trouxe o petisco “Buda Arretado”, um ‘misturadinho’ de carne seca desfiada com calabresa moída marinada no vinho, refogado com alho poró e ervas finas, com creme de mandioca e requeijão, acompanhado de farofa de cuscuz com bacon, pimenta biquinho e molho de pimenta dedo de moça, com um shot de cachaça blend da casa, servido com chips de batata doce. “Só Deus sabe o que passei neste um ano e meio. Tive de aderir ao delivery para sobreviver ou teria fechado. Felizmente, com o concurso o movimento voltou a aumentar e só tenho a agradecer a todos. Vestimos a camisa do Comida di Buteco e a recompensa veio depois de muito trabalho e dedicação”, destacou Buda. “Esse concurso é para fazer amigos e o resultado é importante, mas não é tudo”, completou.

O Buteco da Vila, da Vila Matilde/Zona Leste, garantiu o terceiro lugar, com o petisco o “Deu Cupim na Mesa du Buteco”. Trata-se de um Harumaki (rolinho primavera) recheado de cupim desfiado com cream cheese, cenoura e alho poró salteados na manteiga, servido com três molhos do Buteco: barbecue de beterraba defumada; geleia de laranja com gengibre e pimenta Dedo de Moça; maionese de alho poró com Limão. Danilo, proprietário do Buteco da Vila, destacou a emoção de subir mais uma vez ao pódio. “Fomos quarto colocados no ano passado e este ano subimos mais um degrau. Só temos a agradecer”, ressaltou. “Neste petisco, focamos no tema que era raízes e não é nenhuma homenagem. Mas, com certeza, é para meu avô, pois prometi para ele que trabalharia para fazer do buteco um dos melhores da cidade”, finalizou.

Completaram a relação dos melhores de São Paulo em 2021 a Taberna Portucale, no Tatuapé/Zona Leste, com o petisco “Bacalhau VóVinda”, em quarto lugar, e o Feijão do Norte, na Praça de República/Centro, com o petisco “Porco na nata”.

O concurso Comida di Buteco tem a missão de transformar a vida dos pequenos negócios familiares  através da cozinha de raiz trazendo visibilidade aos butecos tradicionais. É o pioneiro e o único em todo o mundo a reconhecer um ícone da cultura local em abrangência nacional. Neste ano, o concurso comemorou seus 21 anos de existência celebrando cada vez mais a culinária de raiz e as histórias de superação e empreendedorismo dos participantes.

Este ano, em especial, o concurso aconteceu de forma híbrida, pois os consumidores também puderam provar os petiscos participantes do concurso pelo sistema de delivery ou buscando nos butecos, no formato “para levar”. O foco desta edição do concurso foi incentivar o delivery, proporcionando mais uma forma de garantir toda a segurança para os fãs do Comida di Buteco em meio a pandemia.

Além disso, criou o movimento Salve os Butecos! Com o objetivo é ajudar a gerar fluxo de caixa para os butecos. Para isso, abriu um conta que recebeu doações de empresas e pessoas para auxiliar a sobrevivência de um dos setores que mais sofreu com as restrições impostas pelo COVID-19. Foram arrecadados neste período o montante de R$ 1.491.0000,00 entre produtos doados aos butecos participantes e espécie.

Final nacional

A etapa nacional reunirá os 21 butecos vencedores em cada uma das etapas regionais. A avaliação é feita pela comissão de jurados, escolhida especificamente para esta fase, onde irão visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). A premiação será em 6/10.

Comida di Buteco

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL.

Ele é o primeiro concurso do gênero no país e teve os seguintes resultados na sua última edição: 21 circuitos de Norte a Sul do País, abrangendo 40 cidades; 650 butecos participantes; 800.000 votos; 480.000 petiscos vendidos; 7.500 empregos diretos gerados; 8 milhões de pessoas impactadas nos butecos; e 30 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.

Elege-se o Melhor Buteco da cidade e não o melhor petisco! Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Outubro.

Patrocinadores 2021

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.

Eis algumas das principais marcas que estão presentes no Comida di Buteco e que continuaram conosco apesar da pandemia: Cerveja Oficial: Eisenbahn. Apresentador: Farinha Finna. Banco Oficial: Santander e Getnet. Patrocinadores: Coca Cola e Piraquê. Apoio: Heinz, McCain, Reserva 51, Chandon, Zero Cal, Abrasel, Tagme, Novotel. Promoção: Globo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: