Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Macunaíma”, de Mario de Andrade, pela Tocalivros

A Semana de Arte Moderna, também conhecida com a Semana de 22, ocorreu em São Paulo de 13 a 17 de fevereiro. Foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo e algo de extrema importância para a história da cidade.

Aproveitando as comemorações dos 100 anos da Semana de 22, ouvimos pela Tocalivros, um dos clássicos de um dos modernistas: Macunaíma – O Homem sem Caráter, escrito por Mario de Andrade. A obra é um clássico da literatura e acredito dispensar resenha. Então aproveito o espaço para destacar que esse foi um dos audiolivros mais bem sonorizados que ouvi nesse um ano de parceria com a Tocalivros. Além da narração, tem sonorização e tem também uma trilha sonora incrível.

Sinopse: Macunaíma, o herói sem nenhum caráter é um canto vazado da língua portuguesa falada em nosso país. A saga de Macunaíma – Imperador do Mato começa quando ele perde sua muiraquitã, um amuleto de pedra que havia ganhado de Ci, a Mãe do Mato. Acompanhado de seus irmãos Maanape e Jiguê, o herói viaja para o Sul em busca do amuleto, que estava em poder do fazendeiro peruano Venceslau Pietro Pietra. Encantado com a civilização moderna, Macunaíma, de certa forma, se vê dividido entre seu reino e as maravilhas de São Paulo, a maior cidade do universo.

Mário de Andrade foi poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta brasileiro. Foi um dos pioneiros da poesia moderna brasileira com a publicação do seu livro Pauliceia Desvairada em 1922.

Jefferson Brito foi o brilhante narrador de Macunaíma. Ele é ator e produtor da Companhia de Teatro Letra Jovem, Jefferson tem sua carreira ligada a espetáculos acadêmicos, em mais de 20 anos, já reproduziu diversos clássicos para as escolas de São Paulo, como o Ato da Barca do Inferno, Iracema, Pequeno Príncipe, Macunaíma e muitos outros.

Macunaíma – O Herói sem Nenhum Caráter é um dos mais de 2,5 audiolivros disponíveis na Tocalivros. Está disponível na assinatura (que hoje está R$19,90 por mês), ou quem quiser comprar o título o preço também está ótimo: R$ 1,99. Mesmo se você já leu o livro ou viu o filme, vale demais ouvir a obra no formato audiolivro porque a sonorização feita pela Tocalivros neste título realmente é incrível.

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: