Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Sra. Capa”, de Fabiana C.O.

Foram muitos os sentimentos que vieram à tona a ler Sra. Capa. Minha mãe também ganhava seu pão do dia a dia com a costura, assim como Ana. Eu também vi minha mãe se preocupar demasiadamente com um filho, assim como Sol observou Ana. Eu perdi minha mãe com 28 anos e agradeço todos os dias por ter tido a oportunidade de a todo o momento dizer o quanto a amava. E você, faz isso?

A autora começa a obra explicando o que é um tecido: a colisão de dois ou mais fios, linhas quase invisíveis e ricas com suas características e propriedades. E traz também mais informações sobre a capa, o vermelho e o veludo, tudo muito importante para essa obra, assim como o carretel de linha, esse citado ao longo da história, que se passa em São Paulo, Ribeirão Preto e interior da Bahia.

Dá para sentir que Sra. Capa é daqueles livros que mexem com os nossos sentimentos. Sol enxerga uma capa em sua mãe e fica aquela dúvida: é uma capa de super-heroína ou é uma capa com o peso do dia a dia que está sufocando-a?

Até quem a mãe perde alguém e isso marca muito sua vida. Por outro lado, Sol está no auge do fim do ensino fundamental, descobrindo o mundo na faculdade, conhecendo amores. E a mãe, imersa em seu mundo, sem enxergar tudo o que se passava com Sol.

E vem aquele sentimento: estou sendo egoísta de querer a atenção da minha mãe? Deixo-a focar nos demais problemas? Mas eu também sou filha. Eu também quero colo e atenção. É complexo!

Sem dar spoilers, tiro de lição daqui (essa eu já tive na vida mesmo, mas valeu a lembrança), diga todos os dias o quanto você ama quem você realmente ama; não durma com sentimentos ruins no coração; peça ajuda sempre que sentir necessidade; não julgue quem faz terapia e nem tenha receio de buscar ajuda médica; conversar pode te tirar um peso no peito que só quem sente sabe dizer. Não espere uma capa de cobrir por inteiro para sentir o peso dela, use-a para voar e ir longe.

Vamos a alguns trechos do livro.

– Muitas lições e momentos eram divididos durante as refeições e encontros familiares. Com certeza sentiríamos sua falta…

– Uma mistura de preocupação, com mais preocupação e felicidade. Minha irmã engravidou com vinte anos, exatamente a idade que mamãe tinha quando me gerou.

– Tinha um pequeno carretel de linha de costura em minha bolsa. Nos dias que eu estava mais para baixo eu puxava um pouco o fio e o sentia.

– Pela fisionomia das vizinhas elas estavam falando mal de alguém ou discutindo algum problema, o que me fez pensar que perdemos tempo demais com temas banais.

– Quem sabe essa história faz alguém se abrir, ou até mesmo consiga unir mães e filhas, avós e netos, irmãs e irmãos.

Sinopse: o que você faria se enxergasse uma capa nos ombros de uma mulher? Talvez a sua cabeça te levou a uma fantasia… Com delicadeza lhe instigo a revê-la. Te convido a conhecer Sol e sua mãe Ana em uma história pincelada com temas velados do universo e comportamento feminino. Sra. Capa é mais do que um romance. É a união de pontos e um esboço da vida que nos leva a questionamentos e vulnerabilidade. A cada linha percorrida, você acompanhará dores, trocas e muito amor envolvido na relação entre mãe e filha. É um livro que rasga os segredos da vida e tira aos poucos as camadas da alma.

Fabiana C.O, uma menina que sonhou em deixar algo para o mundo e acredita na força da empatia e do amor. É idealizadora do projeto Eu posso ser você, que tem como principal objetivo mostrar a importância do autoconhecimento e do amor-próprio para mulheres de todas as idades. É mãe, curiosa, detalhista, estudante de filosofia e autoconhecimento, motivada a contribuir e mudar o mundo através das próprias palavras e histórias. Fabiana Carvalho de Oliveira nasceu em São Paulo e é formada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Esse é seu primeiro livro.

Sra. Capa, de Fabiana C.O, é uma publicação independente. Tem 158 páginas e está disponível na Amazon no formato digital. O livro também está disponível para assinantes do Kindle Unlimited.

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: