Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Crime e Castigo”, pela Tocalivros

Hoje a resenha é para agradecer a Tocalivros porque se não fosse por ela ter sugerido que ouvíssemos Crime e Castigo, o clássico não teria saído da minha lista de leitura tão cedo. Há tempos estava ensaiando para ler o livro, mas foi realmente a comodidade de ouvir a obra que me estimulou a consumir as mais de 600 páginas de conteúdo.

Crime e Castigo é daquelas obras que, caso você se julgue uma pessoa sã e normal, vai terminar a leitura meio louca, com certeza. É impossível ouvir a história de Raskólnikov e não parar e analisar o quanto a obra faz com que você se sinta no meio da loucura do protagonista. Teve horas que eu já tinha minhas dúvidas de quem realmente era o culpado pelo crime, já não sabia mais se ele realmente amava a família ou não e impressionantemente, assim como Ninguém escreve ao Coronel, de Gabriel Garcia Marques, que acabei de ler, foram quase seiscentas páginas para o personagem principal colocar para fora o que realmente estava lhe apertando o peito.

Sem se apegar tanto a história, já que estamos falando de um clássico, o grande destaque aqui é a narração de Alexandre Mercki. Ele narra SOZINHO as quase 48 horas de conteúdo, fazendo diferentes vozes nos diálogos, inclusive as femininas. Eu particularmente ouvi duas vezes o capítulo quatro da Quarta Parte quando Raskólnikov dialoga com Sônia e ele pede para ela ler Lázaro para ele – trecho tirado da Bíblia de Jerusalém. Para mim esse foi o auge da narração de Mercki porque ele interpreta o auge da loucura de Raskólnikov (na minha opinião) e o desespero de Sônia por tudo o que está ouvindo do protagonista e por estar de mãos atadas e ainda ter que ler um trecho da Bíblia. Que momento, meus amigos!

Sinopse: Em um dos maiores clássicos da literatura mundial, traduzido direto do russo para este audiolivro. Escrito por Dostoiévski entre 1865 e 1867, seu escrito mais importante conta a história de Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.

Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi um escritor russo autor de Os Irmãos Karamázov e Crime e Castigo, obras-primas da literatura universal. Seus romances abordam questões existenciais e temas ligados à humilhação, culpa, suicídio, loucura e estados patológicos do ser humano.

Alexandre Mercki, é radialista e jornalista, com graduações na Fundação Armando Álvares Penteado-FAAP e na Universidade São Judas Tadeu, respectivamente. Narrador, dublador, dramaturgo e ator formado pelo Indac – Escola de Atores, faz parte da Cia Argentobrasileira de Teatro. Atuou nas montagens “O Inspetor Geral”, de Gogol (2012); “A Dama Negra dos Sonetos”, de Bernard Shaw (2013), “Coisas Frágeis”, criação coletiva (2013); “Lisístrata”, de Aristófanes (2014); “Prometeu Acorrentado”, de Ésquilo (2014); “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues (2015); “Biblioteca de Alexandria”, criação coletiva (2015); e “Os Outros Papéis”, de Carlos Gorostiza (2019).

Na Tocalivros, Alexandre Mercki já narrou outros títulos que ouvimos, como 13 Histórias Sombrias de Edgar Allan Poe, Os casos do Detetive Dupin, Memórias do Calabouço, entre outros.

Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski, traduzido e produzido pela Tocalivros no formato audiolivro, tem quase 28 horas de duração – 42 faixas. Está disponível para compra por R$24,90 e faz parte do catálogo para assinantes. Neste caso a assinatura sai por R$ 19,90 por mês e você tem acesso a milhares de audiolivros e ebooks. Para assinar, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: