Pular para o conteúdo

Colégio Pio XII estimula imaginação da criança no brincar de casinha

O Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, planejou diversas atividades para a Semana Mundial do Brincar (SMB), que acontece de 22 a 30 de maio. Com uma programação baseada ao tema “Casinhas das Infâncias”, proposto pela SMB para este ano, os estudantes irão celebrar, entre 24 e 28 de maio, o brincar infantil com ações lúdicas que remetam ao faz de conta das casinhas da infância, como o castelo de areia, o esconde-esconde, a cabana de lençol, a casa na árvore. Os alunos que acompanham as aulas remotas também participarão de atividades on-line especiais programadas para a data.

“Com um tema tão especial para este ano, a Aliança pela Infância coloca a casa como ponto central de espaço de brincar da criança, principalmente durante a pandemia, por conta da necessidade do isolamento social, mas que também reflete o acolhimento durante o momento que passamos”, avalia Renata Weffort, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Franciscano Pio XII.

Na próxima semana, cada dia trará uma temática diferente em diferentes espaços do Colégio. Na segunda-feira, 24 de maio, o tema “Da Caverna pra Cá: pra Brincar de Casa basta Fantasiar” traz a representação artística em diferentes propostas, como pintura rupestre com carvão e tinta de elementos naturais em caverna, estruturação de formas com materiais variados e brincadeiras com sombras e projeções. Na terça (25), o tema ”Onde Moram as Infâncias: Castelos de Areia e Brincadeiras Tradicionais”, a diversão toma forma com as crianças montando castelo de areia, casa com materiais naturais e colagem com folhas naturais no campo de areia do Pio XII. Além disso, as brincadeiras populares ganham destaque com os pequenos, como amarelinha feita com giz, pular elástico, bolinha de gude e futebol de botão.

A quarta-feira traz o tema “Arquitetos Além do Tempo: Casinhas da Imaginação”, em que as crianças farão construções de cabanas com tecidos, paus de rumba e bambolês; outra proposta para este dia é explorar o som e as cantigas, como a estação de cantoria com microfones e maracas, rítmicas livre com instrumentos de percussão e composições sonoras com objetos recolhidos da natureza, como pedrinhas, folhas e galhos.

Na quinta (27), no tema “Brincadeiras Atemporais: Onde reside a Memória”, os alunos participarão de circuito de jogos como pula corda, desafios com obstáculos de cordas e cones e jogo da velha no tabuleiro. “Corre cotia” e desenhos no papel Kraft com giz também integram a lista de atividades. Encerrando a semana especial, o tema “Os Caminhos da Infância: Imaginação Compartilhada”, traz o brincar de fazer sopas e outras comidas com folhas e panelinhas.

“O ato de brincar é um momento de desenvolvimento da criança, de suas habilidades motoras e de linguagem também, que auxiliam no aprendizado. Nosso objetivo é valorizar a importância do brincar em suas diferentes dimensões: tempos e espaços de brincar, relações sociais durante as brincadeiras, a gradativa conquista da autonomia e também, a brincadeira como expressão da cultura de diferentes gerações”, diz Bárbara Travassos Barreto, professora de Educação Física da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Franciscano Pio XII.

O Colégio Franciscano Pio XII participa desde 2015 com propostas atreladas aos temas sugeridos da Semana Mundial do Brincar (SMB), uma mobilização idealizada pela ONG Aliança pela Infância que está vinculada ao Dia Internacional do Brincar, celebrado em 28 de maio. Acontece em diversos países, reunindo um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar o brincar como direito da criança, desenvolvimento integral e promoção da autonomia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: