Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “O Destino de Irene”, de Tamyris Torres

O Destino de Irene é daquelas leituras super válidas porque, por se tratar de uma Ficção Feminina, sempre vai ter algo que você vai identificar como um aprendizado. A autora retrata o destino de Irene, não com a personagem como porta-voz, mas em 3ª pessoa. Você vai passar pela infância dela, todos os traumas existentes na família, tudo o que ela carrega para a vida adulta e depois, crescida, como isso impacta em sua vida e na da sua família. Para quem acredita, seria um caso muito válido para Constelação Familiar, que explicando bem brevemente, é uma prática terapêutica que busca resolver conflitos familiares que atravessam gerações.

Traumas de uma família que abdicaram da realização de seus sonhos por um legado, que carregam essa situação para a filha, mas que tem um nome que vai ditar seu destino: Irene – nome de mulheres que, embora se encontrem com problemas difíceis de solucionar, nunca se deprimem nem desanimam e se agigantam-se nas dificuldades.

O livro tem vários gatilhos, já que fala sobre bulimia, anorexia, depressão e a alienação parental, atos que venham interferir na formação psicológica da criança ou do adolescente. Vale pontuar que Irene é adolescente na década de 80 e a autora traz bastante elementos dessa época na narrativa.

Vamos a alguns trechos da obra:

– Se você ainda tiver um exemplar na sua casa, procure pelo significado do nome Ícaro e Irene. Me parece que você está rodeada de mitos gregos e talvez não tenha reparado ainda, insiste Miguel.

– Abalada e magoada, Irene fez suas próprias associações sobre o término e entendeu que todas as reclamações que ele fazia sobre seu corpo, sobre o quanto tinha engordado, era motivo para ele procurar aventuras.

– Como resultado dessa ação impensada, desenvolveu bulimia e não sabia que isso poderia afetá-la de uma forma tão contundente como afetou.

– A única coisa que se tornou proibida era falar sobre o curso de Belas Artes que Ícaro fazia, pois era motivo de sintomas alérgicos, que deixavam a pele extremamente sensível.

Sinopse: Irene era um refúgio de mentiras, uma mulher que fugiu da sua própria vida. Ela sentiu que o controle do seu destino estava em outras mãos. Quando decidiu cursar Medicina, se envolveu com transtornos psíquicos como a compulsão alimentar e bulimia. Com o passar dos anos, percebeu que seu corpo não era mais o mesmo, tampouco a sua mente. Ela fará uma viagem no tempo para alcançar o momento em que tudo começou e buscará a sua própria redenção.

Tamyris Torres é casada, 35 anos, nascida e criada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, bacharel em Comunicação Social (Jornalismo), pós-graduada em jornalismo esportivo e negócios, mestranda em comunicação organizacional e psicanalista da Ato Analítico Escola de Psicanálise. Autora de diversos artigos e publicações em revistas especializadas, trabalhou em algumas redações jornalísticas do país como Globo Esporte, Diário Lance! e UOL, até iniciar sua jornada escrevendo as próprias histórias. O livro O Destino de Irene lança a escritora nos romances, misturando o melhor dos mundos das suas áreas de ocupação.

O Destino de Irene está disponível no formato digital e impresso na Amazon. Assinantes do Kindle Unlimited tem acesso ao título no catálogo, é só baixar. Dividido em prólogo e nove capítulos, o livro tem 152 páginas e foi lançado recentemente, em novembro de 2022.

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: